Aula sobre Assemblage

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


A técnica de Assemblage surgiu no início do século XX, com o movimento Dadaísta, e consiste em criar uma obra de arte a partir da junção de objetos e materiais diversos. A técnica é uma forma de expressão artística que permite ao artista criar uma obra única e original, utilizando materiais que muitas vezes são descartados ou considerados sem valor.

  1. Etapa 1 - Entender

    O professor deve apresentar a técnica de Assemblage e explicar como ela surgiu. Em seguida, deve mostrar exemplos de obras de arte criadas com essa técnica e discutir com os alunos as características dessas obras.

  2. Etapa 2 - Esboçar

    Os alunos devem fazer um esboço de uma obra de arte que gostariam de criar utilizando a técnica de Assemblage. O esboço deve conter informações sobre os materiais que serão utilizados e como eles serão combinados.

  3. Etapa 3 - Decidir

    Os alunos devem escolher um esboço para desenvolver e decidir quais materiais serão utilizados na criação da obra de arte.

  4. Etapa 4 - Prototipar

    Os alunos devem criar um protótipo da obra de arte utilizando os materiais escolhidos. O protótipo deve ser uma versão simplificada da obra final.

  5. Etapa 5 - Testar

    Os alunos devem testar o protótipo e avaliar se ele atende às expectativas. Caso seja necessário, devem fazer ajustes na obra de arte.

  6. Etapa 6 - Apresentar

    Os alunos devem apresentar a obra de arte final para a turma e explicar como ela foi criada.

  7. Etapa 7 - Avaliar

    Os alunos devem avaliar a atividade e discutir o que aprenderam com a técnica de Assemblage.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de pesquisa e análise de diferentes estilos visuais.
  • Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos.
  • Promover a reflexão sobre o valor dos materiais e objetos descartados.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades propostas.
  • Criatividade e originalidade na criação da obra de arte.
  • Coerência entre o esboço e a obra final.
  • Utilização adequada dos materiais.
  • Apresentação clara e objetiva da obra de arte.

Ações do professor

  • Apresentar a técnica de Assemblage e exemplos de obras de arte criadas com essa técnica.
  • Orientar os alunos na escolha dos materiais e na criação da obra de arte.
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Avaliar as obras de arte criadas pelos alunos.
  • Promover a reflexão sobre o valor dos materiais descartados.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Criar um esboço de uma obra de arte utilizando a técnica de Assemblage.
  • Escolher os materiais que serão utilizados na criação da obra de arte.
  • Criar um protótipo da obra de arte e testá-lo.
  • Apresentar a obra de arte final para a turma e avaliar a atividade.