Aula sobre Assemblage

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


A técnica de Assemblage surgiu no início do século XX e consiste em criar obras de arte a partir da junção de objetos diversos, como peças de metal, madeira, vidro, entre outros. É uma técnica que permite a criação de obras tridimensionais, com diferentes texturas e cores, e pode ser utilizada para expressar ideias, sentimentos e críticas sociais.

  1. Etapa 1 - Check-in

    O professor inicia a aula pedindo que os alunos compartilhem o que sabem sobre a técnica de Assemblage e suas possíveis aplicações.

  2. Etapa 2 - Apresentação

    O professor apresenta exemplos de obras de arte criadas com a técnica de Assemblage, destacando as diferentes possibilidades de uso de materiais e a importância da escolha dos objetos para a expressão da mensagem.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Os alunos são divididos em grupos e recebem a tarefa de pesquisar sobre um artista que utiliza a técnica de Assemblage em suas obras. Eles devem buscar informações sobre a vida e obra do artista, bem como analisar algumas de suas obras.

  4. Etapa 4 - Análise

    Cada grupo apresenta suas descobertas para a turma, destacando as características do estilo visual do artista pesquisado e suas possíveis influências.

  5. Etapa 5 - Criação

    Os alunos são desafiados a criar uma obra de Assemblage utilizando materiais disponíveis na sala de aula. Eles devem pensar em uma mensagem que desejam transmitir e escolher os objetos que melhor expressam essa ideia.

  6. Etapa 6 - Check-out

    Ao final da aula, os alunos compartilham suas criações e explicam a mensagem que desejam transmitir com suas obras.

  7. Etapa 7 - Registro de aprendizagem

    Os alunos criam um template de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out para desenvolver o tema e seus subtópicos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço.
  • Estimular a criatividade e a expressão artística dos alunos.
  • Promover a reflexão crítica sobre a utilização de objetos do cotidiano na criação de obras de arte.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades propostas.
  • Utilização adequada dos materiais disponíveis para a criação da obra de Assemblage.
  • Coerência entre a mensagem transmitida pela obra e os objetos escolhidos para compor a obra.

Ações do professor

  • Apresentar exemplos de obras de arte criadas com a técnica de Assemblage.
  • Orientar os alunos na pesquisa sobre artistas que utilizam a técnica de Assemblage.
  • Estimular a criatividade e a reflexão crítica dos alunos durante a criação de suas obras.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Pesquisar e analisar obras de artistas que utilizam a técnica de Assemblage.
  • Criar uma obra de Assemblage que transmita uma mensagem coerente com os objetos escolhidos.