Aula sobre Assemblage
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
A técnica de Assemblage surgiu no início do século XX e consiste em criar uma obra de arte a partir de objetos encontrados, geralmente do cotidiano, que são agrupados e colados em uma superfície plana. O objetivo desta técnica é criar uma nova forma de arte a partir de elementos já existentes.
Etapa 1 - Antes da aula
O professor deverá disponibilizar aos alunos um vídeo explicativo sobre a técnica de Assemblage e sua história. Os alunos deverão assistir ao vídeo e anotar as principais informações.Etapa 2 - Criação do template
Os alunos devem criar um template de Dinâmica dos 3 Qs com os campos “Que bom”, "Que pena", "Que tal". Esse template será utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade.Etapa 3 - Criação da obra de arte
Os alunos deverão criar sua própria obra de arte utilizando recursos como papel, cola, tesoura, objetos do cotidiano, etc.Etapa 4 - Apresentação das obras de arte
Os alunos deverão apresentar suas obras de arte para a turma, explicando como utilizaram a técnica de Assemblage e quais foram as principais inspirações.Etapa 5 - Avaliação
Os alunos deverão preencher o template de Dinâmica dos 3 Qs com os campos "Que bom", "Que pena" e "Que tal", avaliando a atividade e sua própria participação.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver habilidades de pesquisa e análise de diferentes estilos visuais.
- Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos.
- Desenvolver habilidades de trabalho em equipe.
- Desenvolver habilidades de comunicação e expressão dos alunos.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos na aula.
- Qualidade da pesquisa realizada pelos alunos.
- Criatividade e originalidade na criação da obra de arte.
Ações do professor
- Disponibilizar o vídeo explicativo sobre a técnica de Assemblage.
- Orientar os alunos na pesquisa e análise de diferentes estilos visuais.
- Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos.
- Explicar como funciona a Dinâmica dos 3 Qs.
- Estimular a reflexão dos alunos sobre o que aprenderam.
Ações do aluno
- Assistir ao vídeo explicativo sobre a técnica de Assemblage.
- Realizar a pesquisa e análise de diferentes estilos visuais.
- Anotar as principais informações.