Aula sobre Astronomia

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


A astronomia é uma ciência que estuda os corpos celestes, como planetas, estrelas, cometas, galáxias, entre outros. Através dela, podemos entender como o universo funciona e como ele se formou. A astronomia está presente em várias culturas, e cada uma delas tem suas próprias explicações sobre o céu e seus corpos celestes.

Aprendizagem Baseada em Projetos


  1. Etapa 1 - Introdução

    Faça uma apresentação sobre o tema da aula e em seguida, faça a divisão da turma em grupos de 3 a 5 alunos. Explique aos alunos que cada grupo irá criar um diário de bordo sobre a astronomia

  2. Etapa 2 - Problema

    Cada grupo deverá definir um problema relacionado à astronomia que seja de interesse escolhido pelo grupo.

  3. Etapa 3 - Geração de Alternativas

    Os alunos deverão pesquisar e discutir em grupo possíveis soluções para o problema definido.

  4. Etapa 4 - Solução

    Após uma breve discussão, os alunos deverão escolher a melhor solução para o problema e justificar a escolha

  5. Etapa 5 - Desenvolvimento do Diário de Bordo

    Os grupos deverão criar um diário de bordo contendo informações sobre o tema escolhido e a solução encontrada. O diário deverá conter os seguintes campos: problema, Geração de Alternativas e Solução. Incentive a criatividade dos alunos, fornecendo materiais como papel, desenhos, colagens, recortes de revistas, entre outros recursos.

  6. Etapa 6 - Apresentação

    Cada grupo deverá apresentar o seu diário de bordo para a turma. Promova um debate com os alunos sobre as diferentes soluções encontradas pelos grupos.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Faça o encerramento sobre o tema, destacando a importância da astronomia e como ela está presente em diferentes culturas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em relacionar diferentes leituras do céu e explicações sobre a origem da Terra, do Sol ou do Sistema Solar às necessidades de distintas culturas (agricultura, caça, mito, orientação espacial e temporal etc.).
  • Estimular a capacidade de pesquisa e trabalho em grupo dos alunos.
  • Desenvolver a criatividade e habilidades manuais dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação e envolvimento dos alunos na pesquisa e criação do diário de bordo.
  • Coerência e criatividade na escolha do problema e solução.
  • Clareza e organização na apresentação do diário de bordo.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e orientar a turma sobre o projeto.
  • Estimular a participação e trabalho em grupo dos alunos.
  • Oferecer suporte e orientação para a pesquisa e criação do diário de bordo.
  • Promover o debate e discussão sobre as soluções encontradas pelos grupos.
  • Fazer o fechamento da aula, destacando a importância da astronomia.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da pesquisa e criação do diário de bordo.
  • Trabalhar em grupo, respeitando as opiniões dos colegas.
  • Ser criativo na escolha do problema e solução.
  • Apresentar o diário de bordo de forma clara e organizada.
  • Participar do debate e discussão sobre as soluções encontradas pelos grupos.