Aula sobre Astronomia
Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos
Por que usar essa metodologia?
- Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
- Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.
Você sabia?
A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.
A astronomia é uma ciência que estuda os corpos celestes, como planetas, estrelas, cometas, galáxias, entre outros. Através dela, podemos entender como o universo funciona e como ele se formou. A astronomia está presente em várias culturas, e cada uma delas tem suas próprias explicações sobre o céu e seus corpos celestes.
Aprendizagem Baseada em Projetos
Etapa 1 - Introdução
Faça uma apresentação sobre o tema da aula e em seguida, faça a divisão da turma em grupos de 3 a 5 alunos. Explique aos alunos que cada grupo irá criar um diário de bordo sobre a astronomiaEtapa 2 - Problema
Cada grupo deverá definir um problema relacionado à astronomia que seja de interesse escolhido pelo grupo.Etapa 3 - Geração de Alternativas
Os alunos deverão pesquisar e discutir em grupo possíveis soluções para o problema definido.Etapa 4 - Solução
Após uma breve discussão, os alunos deverão escolher a melhor solução para o problema e justificar a escolhaEtapa 5 - Desenvolvimento do Diário de Bordo
Os grupos deverão criar um diário de bordo contendo informações sobre o tema escolhido e a solução encontrada. O diário deverá conter os seguintes campos: problema, Geração de Alternativas e Solução. Incentive a criatividade dos alunos, fornecendo materiais como papel, desenhos, colagens, recortes de revistas, entre outros recursos.Etapa 6 - Apresentação
Cada grupo deverá apresentar o seu diário de bordo para a turma. Promova um debate com os alunos sobre as diferentes soluções encontradas pelos grupos.Etapa 7 - Encerramento
Faça o encerramento sobre o tema, destacando a importância da astronomia e como ela está presente em diferentes culturas.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em relacionar diferentes leituras do céu e explicações sobre a origem da Terra, do Sol ou do Sistema Solar às necessidades de distintas culturas (agricultura, caça, mito, orientação espacial e temporal etc.).
- Estimular a capacidade de pesquisa e trabalho em grupo dos alunos.
- Desenvolver a criatividade e habilidades manuais dos alunos.
Critérios de avaliação
- Participação e envolvimento dos alunos na pesquisa e criação do diário de bordo.
- Coerência e criatividade na escolha do problema e solução.
- Clareza e organização na apresentação do diário de bordo.
Ações do professor
- Apresentar o tema e orientar a turma sobre o projeto.
- Estimular a participação e trabalho em grupo dos alunos.
- Oferecer suporte e orientação para a pesquisa e criação do diário de bordo.
- Promover o debate e discussão sobre as soluções encontradas pelos grupos.
- Fazer o fechamento da aula, destacando a importância da astronomia.
Ações do aluno
- Participar ativamente da pesquisa e criação do diário de bordo.
- Trabalhar em grupo, respeitando as opiniões dos colegas.
- Ser criativo na escolha do problema e solução.
- Apresentar o diário de bordo de forma clara e organizada.
- Participar do debate e discussão sobre as soluções encontradas pelos grupos.