Aula sobre Astronomia

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


A Astronomia é uma ciência que estuda os corpos celestes, como planetas, estrelas, galáxias, entre outros. Essa ciência é fundamental para compreendermos a origem e evolução do Universo e como ele funciona. Nesta aula, vamos trabalhar a relação entre as diferentes leituras do céu e as explicações sobre a origem da Terra, do Sol ou do Sistema Solar às necessidades de distintas culturas.

Design Thinking:


  1. Etapa 1 - Empatia

    Faça a introdução do tema da aula e auxilie os alunos a criarem um mapa de empatia para entender como diferentes culturas enxergam o céu e a Astronomia. O mapa deve conter os campos: "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos".

  2. Etapa 2 - Definição

    Após a criação do mapa de empatia, os alunos deverão se dividir e discutir em grupos e definir quais são as necessidades e desafios que diferentes culturas têm em relação ao céu e à Astronomia.

  3. Etapa 3 - Idealização

    Os alunos deverão propor soluções criativas para atender às necessidades e desafios identificados na etapa anterior. Eles podem utilizar os recursos analógicos disponíveis, como papel, lápis, cartolina, entre outros.

  4. Etapa 4 - Prototipação

    Os alunos deverão criar protótipos das soluções propostas na etapa anterior. Eles podem ser maquetes, desenhos, colagens, entre outros.

  5. Etapa 5 - Teste

    Os alunos deverão apresentar seus protótipos para a turma e testá-los. Eles deverão avaliar se suas soluções atendem às necessidades e desafios identificados na etapa de definição.

  6. Etapa 6 - Implementação

    Com base nos resultados dos testes, os alunos deverão aprimorar seus protótipos e implementar as soluções criativas propostas.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Os alunos deverão avaliar o processo de criação e implementação das soluções criativas, identificando os pontos positivos e negativos e propondo melhorias para futuras atividades.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de relacionar diferentes leituras do céu e explicações sobre a origem da Terra, do Sol ou do Sistema Solar às necessidades de distintas culturas.
  • Estimular a criatividade e a inovação dos alunos na busca por soluções criativas.
  • Promover a interação e a colaboração entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Qualidade dos protótipos criados pelos alunos.
  • Capacidade dos alunos em avaliar o processo de criação e implementação das soluções criativas.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na criação do mapa de empatia.
  • Estimular a criatividade e a inovação dos alunos na busca por soluções criativas.
  • Avaliar os protótipos criados pelos alunos e propor melhorias.

Ações do aluno

  • Criar o mapa de empatia.
  • Propor soluções criativas para atender às necessidades e desafios identificados na etapa de definição.
  • Criar protótipos das soluções propostas e testá-los.