Aula sobre Astronomia

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


A Astronomia é a ciência que estuda os corpos celestes, como estrelas, planetas e galáxias, e os fenômenos que ocorrem no universo. Ela é muito importante para a humanidade, pois nos ajuda a entender melhor o mundo ao nosso redor e a explorar o espaço. Nesta aula, vamos aprender sobre a origem da Terra, do Sol e do Sistema Solar, e como diferentes culturas relacionam esses fenômenos com suas necessidades, como agricultura, caça, mito, orientação espacial e temporal.

Ensino Híbrido


  1. Etapa 1 - Registro de aprendizagem

    Os alunos devem preencher um modelo de registro de aprendizagem com o que já sabem sobre Astronomia e o que gostariam de aprender.

  2. Etapa 2 - Exposição do tema

    Faça uma exposição sobre a origem da Terra, do Sol e do Sistema Solar, utilizando recursos analógicos, como cartazes, ilustrações e maquetes.

  3. Etapa 3 - Trabalho em grupo

    Os alunos serão divididos em grupos e deverão pesquisar como diferentes culturas relacionam a Astronomia com suas necessidades e criar um cartaz que represente essa relação.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos trabalhos

    Cada grupo apresentará seu cartaz para a turma e explicará sua relação com a Astronomia.

  5. Etapa 5 - Debate

    Incentive os alunos a debaterem sobre as diferentes relações entre a Astronomia e as necessidades culturais, incentivando a participação de todos os alunos.

  6. Etapa 6 - Encerramento

    Os alunos preencherão novamente o modelo de registro de aprendizagem, refletindo sobre o que aprenderam na aula e se suas expectativas foram atendidas.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Faça uma breve finalização, agrupando os principais pontos explorados pelos alunos e forneça feedbacks construtivos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de relacionar diferentes leituras do céu e explicações sobre a origem da Terra, do Sol ou do Sistema Solar às necessidades de distintas culturas.
  • Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
  • Incentivar a participação ativa dos alunos na aula.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na aula.
  • Qualidade do cartaz e da apresentação do grupo.
  • Contribuição para o debate.

Ações do professor

  • Conduzir a exposição do tema utilizando recursos analógicos.
  • Dividir os alunos em grupos e orientar a pesquisa.
  • Conduzir o debate e estimular a participação dos alunos.

Ações do aluno

  • Preencher o modelo de registro de aprendizagem no check-in e check-out.
  • Pesquisar em grupo sobre as diferentes relações entre a Astronomia e as necessidades culturais.
  • Criar um cartaz e apresentá-lo para a turma.