Aula sobre Astronomia

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

• Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.

Astronomia é uma ciência que estuda os corpos celestes, como estrelas, planetas e cometas, além de fenômenos cósmicos como buracos negros e supernovas. É uma ciência que busca entender o universo e seus mistérios, desde sua origem até sua evolução.Este tema poderá ajudar os alunos a desenvolver a habilidades em relacionar diferentes leituras do céu e explicações sobre a origem da Terra, do Sol ou do Sistema Solar às necessidades de distintas culturas (agricultura, caça, mito, orientação espacial e temporal etc.).

Rotação por estações:

1. Etapa 1 - Introdução

Inicie a aula fazendo uma roda de conversa com os alunos, questionando-os sobre o que eles sabem sobre astronomia, e quais são os corpos celestes mais conhecidos por eles.

2. Etapa 2 - Estação 1

Prepare uma estação com recursos como livros, revistas e enciclopédias, para que os alunos possam pesquisar sobre os corpos celestes, como planetas e estrelas. Os alunos devem fazer anotações sobre os corpos celestes pesquisados.

3. Etapa 3 - Estação 2

Forneça materiais como jornais e revistas antigas, para que os alunos possam pesquisar sobre a história da astronomia. Os alunos devem fazer anotações sobre as descobertas mais importantes da astronomia.

4. Etapa 4 - Estação 3

Na terceira estação disponibilize materiais técnicos como cartas celestes e mapas do céu, para que os alunos possam aprender a identificar as constelações e os planetas. Os alunos devem fazer anotações sobre as constelações e os planetas identificados.

5. Etapa 5 - Estação 4

Utilize exemplos mais lúdicos tais como desenhos e maquetes, para que os alunos possam entender como os planetas se movem no espaço. Os alunos devem fazer anotações sobre o movimento dos planetas.

6. Etapa 6 - Dinâmica dos 3 Qs

Os alunos devem utilizar o modelo de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade, respondendo às perguntas "Que bom", "Que pena" e "Que tal".

7. Etapa 7 - Conclusão

Faça uma roda de conversa com os alunos para discutir o que foi aprendido na aula e tirar as dúvidas que surgiram durante a atividade.

Intencionalidades pedagógicas

• Consolidar o aprendizado.
  • Identificar o conhecimento prévio dos alunos sobre astronomia.
  • Entender como os planetas se movem no espaço.

Critérios de avaliação

• Participação ativa na roda de conversa.
  • Qualidade das anotações.

Ações do professor

• Estimular a participação dos alunos na roda de conversa.
  • Orientar os alunos na compreensão do movimento dos planetas.
  • Explicar a dinâmica dos 3 Qs.

Ações do aluno

• Participar ativamente da roda de conversa.
  • Entender como os planetas se movem no espaço.
  • Utilizar o template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.