Aula sobre Atmosfera E Suas Camadas
Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas
Por que usar essa metodologia?
- Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
- Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.
Você sabia?
A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.
A atmosfera é uma camada gasosa que envolve a Terra e é essencial para a vida no planeta. Nesta aula, vamos aprender sobre as camadas da atmosfera, a circulação geral da atmosfera, o tempo atmosférico e os padrões climáticos. A metodologia utilizada será a Aprendizagem Baseada em Problemas, na qual os alunos criarão um diário de bordo, contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução, feito em grupo para desenvolver o tema e seus subtópicos. Para contextualizar o tema, podemos apresentar exemplos de como a atmosfera afeta o clima, a saúde humana e a agricultura.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Apresente o tema e os objetivos da aula, contextualizando a importância da atmosfera para a vida na Terra.Etapa 2 - Diário de bordo
Os alunos serão divididos em grupos e irão criar um diário de bordo, contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução, sobre um problema relacionado à atmosfera, como a poluição do ar ou o aquecimento global.Etapa 3 - Pesquisa
Os grupos irão pesquisar sobre o problema escolhido, utilizando fontes confiáveis e selecionando informações relevantes para a solução do problema.Etapa 4 - Discussão em grupo
Os grupos irão discutir as informações coletadas e selecionar as melhores alternativas para solucionar o problema.Etapa 5 - Apresentação
Cada grupo irá apresentar suas soluções para o problema, justificando suas escolhas e discutindo as possíveis consequências.Etapa 6 - Síntese
Faça uma síntese das soluções apresentadas pelos grupos, destacando a importância da atmosfera e a necessidade de cuidarmos dela.Etapa 7 - Avaliação
Avalie a participação dos alunos na pesquisa, na discussão em grupo e na apresentação das soluções.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em escrever os movimentos do planeta e sua relação com a circulação geral da atmosfera, o tempo atmosférico e os padrões climáticos.
- Estimular a pesquisa e a seleção de informações relevantes sobre um problema relacionado à atmosfera.
- Desenvolver a habilidade de trabalhar em grupo e discutir soluções para problemas complexos.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na pesquisa e seleção de informações relevantes.
- Participação ativa na discussão em grupo e na seleção das melhores alternativas.
- Qualidade da apresentação das soluções e justificativa das escolhas.
Ações do professor
- Apresentar o tema e os objetivos da aula.
- Orientar os grupos na pesquisa e seleção de informações relevantes.
- Estimular a discussão em grupo e a seleção das melhores alternativas.
- Fazer uma síntese das soluções apresentadas pelos grupos.
- Avaliar a participação dos alunos.
Ações do aluno
- Participar ativamente na pesquisa e seleção de informações relevantes.
- Participar ativamente na discussão em grupo e na seleção das melhores alternativas.
- Apresentar as soluções e justificar as escolhas.
- Trabalhar em grupo e respeitar as opiniões dos colegas.
- Participar da avaliação da aula.