Aula sobre Atmosfera E Suas Camadas

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


A atmosfera é uma camada gasosa que envolve a Terra e é essencial para a vida no planeta. Nesta aula, vamos aprender sobre as camadas da atmosfera, a circulação geral da atmosfera, o tempo atmosférico e os padrões climáticos. A metodologia utilizada será a Aprendizagem Baseada em Problemas, na qual os alunos criarão um diário de bordo, contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução, feito em grupo para desenvolver o tema e seus subtópicos. Para contextualizar o tema, podemos apresentar exemplos de como a atmosfera afeta o clima, a saúde humana e a agricultura.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema e os objetivos da aula, contextualizando a importância da atmosfera para a vida na Terra.

  2. Etapa 2 - Diário de bordo

    Os alunos serão divididos em grupos e irão criar um diário de bordo, contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução, sobre um problema relacionado à atmosfera, como a poluição do ar ou o aquecimento global.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Os grupos irão pesquisar sobre o problema escolhido, utilizando fontes confiáveis e selecionando informações relevantes para a solução do problema.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Os grupos irão discutir as informações coletadas e selecionar as melhores alternativas para solucionar o problema.

  5. Etapa 5 - Apresentação

    Cada grupo irá apresentar suas soluções para o problema, justificando suas escolhas e discutindo as possíveis consequências.

  6. Etapa 6 - Síntese

    Faça uma síntese das soluções apresentadas pelos grupos, destacando a importância da atmosfera e a necessidade de cuidarmos dela.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie a participação dos alunos na pesquisa, na discussão em grupo e na apresentação das soluções.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em escrever os movimentos do planeta e sua relação com a circulação geral da atmosfera, o tempo atmosférico e os padrões climáticos.
  • Estimular a pesquisa e a seleção de informações relevantes sobre um problema relacionado à atmosfera.
  • Desenvolver a habilidade de trabalhar em grupo e discutir soluções para problemas complexos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na pesquisa e seleção de informações relevantes.
  • Participação ativa na discussão em grupo e na seleção das melhores alternativas.
  • Qualidade da apresentação das soluções e justificativa das escolhas.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e os objetivos da aula.
  • Orientar os grupos na pesquisa e seleção de informações relevantes.
  • Estimular a discussão em grupo e a seleção das melhores alternativas.
  • Fazer uma síntese das soluções apresentadas pelos grupos.
  • Avaliar a participação dos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente na pesquisa e seleção de informações relevantes.
  • Participar ativamente na discussão em grupo e na seleção das melhores alternativas.
  • Apresentar as soluções e justificar as escolhas.
  • Trabalhar em grupo e respeitar as opiniões dos colegas.
  • Participar da avaliação da aula.