Aula sobre Atmosfera E Suas Camadas

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


A atmosfera é uma camada de gases que envolve a Terra e é fundamental para a vida no planeta. Nesta aula, vamos explorar as camadas da atmosfera e entender como elas influenciam o clima e o tempo. Vamos utilizar a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos para que os alunos possam criar um modelo de avaliação por pares, onde um grupo avalia o outro, contendo os critérios de avaliação organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral, que devem ser preenchidos com uma nota numa escala de 1 a 5 para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Introduza o tema e explique a importância da atmosfera para a vida na Terra. Os alunos serão encorajados a compartilhar suas ideias e conhecimentos prévios sobre o assunto.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Os alunos serão divididos em grupos e terão que pesquisar sobre as camadas da atmosfera. Eles irão buscar informações sobre a composição, temperatura e altitude de cada camada.

  3. Etapa 3 - Criação do modelo

    Cada grupo irá criar um modelo de avaliação por pares para avaliar o desempenho dos outros grupos. Eles irão definir os critérios de avaliação, como organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral.

  4. Etapa 4 - Apresentação

    Cada grupo irá apresentar suas pesquisas e o modelo de avaliação por pares. Os outros grupos devem avaliar e dar feedback sobre a apresentação.

  5. Etapa 5 - Discussão

    Conduza uma discussão em sala de aula sobre as camadas da atmosfera e sua relação com o clima e o tempo. Os alunos serão incentivados a compartilhar suas opiniões e fazer perguntas.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Conclua a aula, reforçando os principais pontos discutidos e destacando a importância da atmosfera para a vida na Terra.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em "escrever os movimentos do planeta e sua relação com a circulação geral da atmosfera, o tempo atmosférico e os padrões climáticos."
  • Estimular a pesquisa e a criatividade.
  • Desenvolver a habilidade de avaliação por pares.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo.
  • Construção dos argumentos.
  • Apresentação e comunicação.
  • Desempenho geral.

Ações do professor

  • Introduzir o tema e explicar a importância da atmosfera.
  • Conduzir a discussão em sala de aula.
  • Dar feedback e orientação aos alunos.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre as camadas da atmosfera.
  • Criar um modelo de avaliação por pares.
  • Apresentar suas pesquisas e o modelo de avaliação por pares.
  • Avaliar e dar feedback sobre as apresentações dos outros grupos.
  • Participar da discussão em sala de aula.