Aula sobre Atmosfera E Suas Camadas
Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos
Por que usar essa metodologia?
- Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
- Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.
Você sabia?
A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.
A atmosfera é uma camada de gases que envolve a Terra e é fundamental para a vida no planeta. Nesta aula, vamos explorar as camadas da atmosfera e entender como elas influenciam o clima e o tempo. Vamos utilizar a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos para que os alunos possam criar um modelo de avaliação por pares, onde um grupo avalia o outro, contendo os critérios de avaliação organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral, que devem ser preenchidos com uma nota numa escala de 1 a 5 para desenvolver o tema e seus subtópicos.
Etapa 1 - Introdução
Introduza o tema e explique a importância da atmosfera para a vida na Terra. Os alunos serão encorajados a compartilhar suas ideias e conhecimentos prévios sobre o assunto.Etapa 2 - Pesquisa
Os alunos serão divididos em grupos e terão que pesquisar sobre as camadas da atmosfera. Eles irão buscar informações sobre a composição, temperatura e altitude de cada camada.Etapa 3 - Criação do modelo
Cada grupo irá criar um modelo de avaliação por pares para avaliar o desempenho dos outros grupos. Eles irão definir os critérios de avaliação, como organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral.Etapa 4 - Apresentação
Cada grupo irá apresentar suas pesquisas e o modelo de avaliação por pares. Os outros grupos devem avaliar e dar feedback sobre a apresentação.Etapa 5 - Discussão
Conduza uma discussão em sala de aula sobre as camadas da atmosfera e sua relação com o clima e o tempo. Os alunos serão incentivados a compartilhar suas opiniões e fazer perguntas.Etapa 6 - Conclusão
Conclua a aula, reforçando os principais pontos discutidos e destacando a importância da atmosfera para a vida na Terra.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em "escrever os movimentos do planeta e sua relação com a circulação geral da atmosfera, o tempo atmosférico e os padrões climáticos."
- Estimular a pesquisa e a criatividade.
- Desenvolver a habilidade de avaliação por pares.
Critérios de avaliação
- Organização do grupo.
- Construção dos argumentos.
- Apresentação e comunicação.
- Desempenho geral.
Ações do professor
- Introduzir o tema e explicar a importância da atmosfera.
- Conduzir a discussão em sala de aula.
- Dar feedback e orientação aos alunos.
Ações do aluno
- Pesquisar sobre as camadas da atmosfera.
- Criar um modelo de avaliação por pares.
- Apresentar suas pesquisas e o modelo de avaliação por pares.
- Avaliar e dar feedback sobre as apresentações dos outros grupos.
- Participar da discussão em sala de aula.