Aula sobre Atmosfera E Suas Camadas

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


A atmosfera é uma camada de gases que envolve a Terra e é fundamental para a manutenção da vida no planeta. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre as camadas da atmosfera, a circulação geral da atmosfera, o tempo atmosférico e os padrões climáticos. Esses conceitos são importantes para entender como a Terra funciona e como os seres humanos podem interferir no meio ambiente. A metodologia utilizada será a Aprendizagem Entre Pares, onde os alunos irão criar um modelo de avaliação por pares para avaliar seus colegas.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula explicando o que é a atmosfera, suas camadas e sua importância para a vida na Terra. Em seguida, apresente a metodologia Aprendizagem Entre Pares e explique como ela será aplicada na aula.

  2. Etapa 2 - Divisão em grupos

    Os alunos serão divididos em duplas ou trios para criar o modelo de avaliação por pares.

  3. Etapa 3 - Criação do modelo

    Cada dupla ou trio irá criar um modelo de avaliação por pares contendo os critérios de avaliação organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral. Oriente os alunos e tire dúvidas.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos modelos

    Cada grupo irá apresentar seu modelo para a turma. Faça comentários e sugestões.

  5. Etapa 5 - Trabalho colaborativo

    As dupla ou trios irão escrever as características das diferentes camadas da atmosfera. Circule pela sala e auxilie os alunos.

  6. Etapa 6 - Avaliação por pares

    Cada dupla ou trio irá apresentar suas pesquisas sobre as camadas da atmosfera e preencher o modelo de avaliação por pares. Cada dupla ou trio irá avaliar o trabalho do outro usando o modelo criado na etapa 3. Oriente os alunos e tire dúvidas.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Conclua a aula, reforçando os principais pontos discutidos e destacando a importância da atmosfera para a vida na Terra.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em escrever as camadas da atmosfera da Terra e suas características.
  • Estimular a colaboração e a comunicação entre os alunos.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos de avaliar o trabalho dos colegas e dar feedback construtivo.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo
  • Construção dos argumentos
  • Apresentação e comunicação
  • Desempenho geral

Ações do professor

  • Explicar a metodologia Aprendizagem Entre Pares
  • Orientar os alunos na criação do modelo de avaliação por pares
  • Auxiliar os alunos no trabalho em grupo
  • Dar feedback construtivo aos alunos

Ações do aluno

  • Criar o modelo de avaliação por pares
  • Trabalhar em grupo para escrever os movimentos do planeta e sua relação com a circulação geral da atmosfera, o tempo atmosférico e os padrões climáticos
  • Avaliar o trabalho dos colegas usando o modelo criado na etapa 3
  • Discutir as avaliações recebidas e dar feedback aos colegas
  • Participar ativamente da aula e colaborar com os colegas.