Aula sobre Atmosfera E Suas Camadas
Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares
Por que usar essa metodologia?
- Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.
A atmosfera é uma camada de gases que envolve a Terra e é fundamental para a manutenção da vida no planeta. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre as camadas da atmosfera, a circulação geral da atmosfera, o tempo atmosférico e os padrões climáticos. Esses conceitos são importantes para entender como a Terra funciona e como os seres humanos podem interferir no meio ambiente. A metodologia utilizada será a Aprendizagem Entre Pares, onde os alunos irão criar um modelo de avaliação por pares para avaliar seus colegas.
Etapa 1 - Introdução
Inicie a aula explicando o que é a atmosfera, suas camadas e sua importância para a vida na Terra. Em seguida, apresente a metodologia Aprendizagem Entre Pares e explique como ela será aplicada na aula.Etapa 2 - Divisão em grupos
Os alunos serão divididos em duplas ou trios para criar o modelo de avaliação por pares.Etapa 3 - Criação do modelo
Cada dupla ou trio irá criar um modelo de avaliação por pares contendo os critérios de avaliação organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral. Oriente os alunos e tire dúvidas.Etapa 4 - Apresentação dos modelos
Cada grupo irá apresentar seu modelo para a turma. Faça comentários e sugestões.Etapa 5 - Trabalho colaborativo
As dupla ou trios irão escrever as características das diferentes camadas da atmosfera. Circule pela sala e auxilie os alunos.Etapa 6 - Avaliação por pares
Cada dupla ou trio irá apresentar suas pesquisas sobre as camadas da atmosfera e preencher o modelo de avaliação por pares. Cada dupla ou trio irá avaliar o trabalho do outro usando o modelo criado na etapa 3. Oriente os alunos e tire dúvidas.Etapa 7 - Conclusão
Conclua a aula, reforçando os principais pontos discutidos e destacando a importância da atmosfera para a vida na Terra.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em escrever as camadas da atmosfera da Terra e suas características.
- Estimular a colaboração e a comunicação entre os alunos.
- Desenvolver a capacidade dos alunos de avaliar o trabalho dos colegas e dar feedback construtivo.
Critérios de avaliação
- Organização do grupo
- Construção dos argumentos
- Apresentação e comunicação
- Desempenho geral
Ações do professor
- Explicar a metodologia Aprendizagem Entre Pares
- Orientar os alunos na criação do modelo de avaliação por pares
- Auxiliar os alunos no trabalho em grupo
- Dar feedback construtivo aos alunos
Ações do aluno
- Criar o modelo de avaliação por pares
- Trabalhar em grupo para escrever os movimentos do planeta e sua relação com a circulação geral da atmosfera, o tempo atmosférico e os padrões climáticos
- Avaliar o trabalho dos colegas usando o modelo criado na etapa 3
- Discutir as avaliações recebidas e dar feedback aos colegas
- Participar ativamente da aula e colaborar com os colegas.