Aula sobre Atmosfera E Suas Camadas
Metodologia ativa - Design Thinking
Por que usar essa metodologia?
- O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
- Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
- As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.
Você sabia?
É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.
A atmosfera é uma camada gasosa que envolve a Terra, é composta por uma mistura de gases e é fundamental para a vida em nosso planeta. Nesta aula, vamos explorar as camadas da atmosfera e entender sua importância para o clima e o tempo. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Design Thinking, na qual os alunos criarão um mapa de empatia para desenvolver o tema e seus subtópicos. Para contextualizar o assunto, podemos mencionar a importância da atmosfera para a nossa sobrevivência, como ela é afetada pela poluição e como as mudanças climáticas podem impactar nossas vidas.
Etapa 1 - Introdução
Inicie a aula explicando o que é a atmosfera e suas camadas, e como ela é importante para a vida em nosso planeta. Faça uma revisão dos conceitos básicos de clima e tempo atmosférico.Etapa 2 - Mapa de empatia
Os alunos criarão um mapa de empatia, com os campos: "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". O objetivo é que os alunos entendam as necessidades e desejos das pessoas em relação ao clima e ao tempo atmosférico.Etapa 3 - Discussão em grupo
Os alunos se reunirão em grupos para discutir as informações coletadas no mapa de empatia. Eles irão identificar padrões e tendências e discutir como as pessoas se relacionam com o clima e o tempo atmosférico.Etapa 4 - Apresentação dos resultados
Cada grupo apresentará os resultados de sua discussão. Incentive a participação de todos os alunos e fará perguntas para estimular a reflexão e o debate.Etapa 5 - Explorando as camadas da atmosfera
Explique as diferentes camadas da atmosfera e sua importância para o clima e o tempo. Os alunos poderão fazer perguntas e tirar dúvidas.Etapa 6 - Atividade prática
Os alunos farão uma atividade prática, na qual deverão identificar as diferentes camadas da atmosfera em um diagrama e explicar sua importância.Etapa 7 - Conclusão
Faça uma síntese dos principais pontos abordados na aula e incentive os alunos a refletirem sobre a importância da atmosfera para a vida em nosso planeta.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar as diferentes camadas da atmosfera e explicar sua importância.
- Estimular a reflexão crítica dos alunos sobre a importância da atmosfera para a vida em nosso planeta.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo e discutir ideias.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos na discussão em grupo.
- Qualidade do mapa de empatia criado pelos alunos.
- Capacidade dos alunos em identificar as diferentes camadas da atmosfera e explicar sua importância.
- Habilidade dos alunos em trabalhar em grupo e discutir ideias.
- Capacidade dos alunos em refletir criticamente sobre a importância da atmosfera para a vida em nosso planeta.
Ações do professor
- Explicar de forma clara e objetiva os conceitos básicos de clima e tempo atmosférico.
- Estimular a participação ativa dos alunos na discussão em grupo.
- Fazer perguntas para estimular a reflexão e o debate.
- Incentivar a criatividade e a inovação na atividade prática.
- Fazer uma síntese dos principais pontos abordados na aula.
Ações do aluno
- Criar um mapa de empatia para desenvolver o tema e seus subtópicos.
- Discutir em grupo as informações coletadas no mapa de empatia.
- Identificar as diferentes camadas da atmosfera e explicar sua importância.
- Trabalhar em grupo e discutir ideias.
- Refletir criticamente sobre a importância da atmosfera para a vida em nosso planeta.