Aula sobre Ato Reflexo
Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos
Por que usar essa metodologia?
- Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
- Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.
Você sabia?
A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.
O ato reflexo é uma resposta automática do corpo a um estímulo externo, sem envolvimento consciente do cérebro. Essa resposta rápida é fundamental para garantir a sobrevivência do organismo diante de situações de perigo. Durante a aula, os alunos irão aprender sobre as estruturas básicas do sistema nervoso envolvidas no ato reflexo e justificar o papel do sistema nervoso na coordenação das ações motoras e sensoriais do corpo.
Etapa 1 -
Apresentação do tema e dos objetivos da aula. Explique o que é o ato reflexo, suas características e importância para o organismo. Em seguida, deve apresentar os objetivos da aula e a metodologia que será utilizada.Etapa 2 -
Divisão dos alunos em grupos. Divida a turma em grupos de 3 a 4 alunos. Cada grupo será responsável por criar um template de avaliação por pares para avaliar o desempenho dos colegas.Etapa 3 -
Pesquisa em grupo. Cada grupo deve pesquisar sobre as estruturas básicas do sistema nervoso envolvidas no ato reflexo e justificar o papel do sistema nervoso na coordenação das ações motoras e sensoriais do corpo.Etapa 4 -
Criação do template de avaliação por pares. Cada grupo deve criar um template de avaliação por pares contendo os critérios de avaliação organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral, que devem ser preenchidos com uma nota numa escala de 1 a 5.Etapa 5 -
Apresentação dos templates de avaliação por pares. Cada grupo deve apresentar seu template de avaliação por pares para a turma.Etapa 6 -
Apresentação dos argumentos. Cada grupo deve apresentar sobre como as estruturas básicas do sistema nervoso escolhidas estão envolvidas no ato reflexo e justificar o papel do sistema nervoso na coordenação das ações motoras e sensoriais do corpo.Etapa 7 -
Avaliação por pares. Cada grupo deve avaliar o desempenho dos colegas de acordo com o template criado e apresentar o resultado para a turma.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em justificar o papel do sistema nervoso na coordenação das ações motoras e sensoriais do corpo.
- Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em avaliar o desempenho dos colegas e dar feedback construtivo.
Critérios de avaliação
- Organização do grupo.
- Construção dos argumentos.
- Apresentação e comunicação.
- Desempenho geral.
Ações do professor
- Explicar o que é o ato reflexo, suas características e importância para o organismo.
- Dividir a turma em grupos.
- Orientar os grupos na pesquisa sobre as estruturas básicas do sistema nervoso envolvidas no ato reflexo e justificar o papel do sistema nervoso na coordenação das ações motoras e sensoriais do corpo.
- Orientar os grupos na criação do template de avaliação por pares.
- Orientar os grupos na apresentação dos argumentos e na avaliação por pares.
Ações do aluno
- Pesquisar sobre as estruturas básicas do sistema nervoso envolvidas no ato reflexo e justificar o papel do sistema nervoso na coordenação das ações motoras e sensoriais do corpo.
- Criar um template de avaliação por pares contendo os critérios de avaliação organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral.
- Apresentar os argumentos e o template de avaliação por pares para a turma.
- Avaliar o desempenho dos colegas de acordo com o template criado e apresentar o resultado para a turma.
- Dar feedback construtivo aos colegas.