Aula sobre Ato Reflexo

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


O ato reflexo é uma resposta automática do corpo a um estímulo externo, sem envolvimento consciente do cérebro. Essa resposta rápida é fundamental para garantir a sobrevivência do organismo diante de situações de perigo. Durante a aula, os alunos irão aprender sobre as estruturas básicas do sistema nervoso envolvidas no ato reflexo e justificar o papel do sistema nervoso na coordenação das ações motoras e sensoriais do corpo.

  1. Etapa 1 -

    Apresentação do tema e dos objetivos da aula. Explique o que é o ato reflexo, suas características e importância para o organismo. Em seguida, deve apresentar os objetivos da aula e a metodologia que será utilizada.

  2. Etapa 2 -

    Divisão dos alunos em grupos. Divida a turma em grupos de 3 a 4 alunos. Cada grupo será responsável por criar um template de avaliação por pares para avaliar o desempenho dos colegas.

  3. Etapa 3 -

    Pesquisa em grupo. Cada grupo deve pesquisar sobre as estruturas básicas do sistema nervoso envolvidas no ato reflexo e justificar o papel do sistema nervoso na coordenação das ações motoras e sensoriais do corpo.

  4. Etapa 4 -

    Criação do template de avaliação por pares. Cada grupo deve criar um template de avaliação por pares contendo os critérios de avaliação organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral, que devem ser preenchidos com uma nota numa escala de 1 a 5.

  5. Etapa 5 -

    Apresentação dos templates de avaliação por pares. Cada grupo deve apresentar seu template de avaliação por pares para a turma.

  6. Etapa 6 -

    Apresentação dos argumentos. Cada grupo deve apresentar sobre como as estruturas básicas do sistema nervoso escolhidas estão envolvidas no ato reflexo e justificar o papel do sistema nervoso na coordenação das ações motoras e sensoriais do corpo.

  7. Etapa 7 -

    Avaliação por pares. Cada grupo deve avaliar o desempenho dos colegas de acordo com o template criado e apresentar o resultado para a turma.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em justificar o papel do sistema nervoso na coordenação das ações motoras e sensoriais do corpo.
  • Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em avaliar o desempenho dos colegas e dar feedback construtivo.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo.
  • Construção dos argumentos.
  • Apresentação e comunicação.
  • Desempenho geral.

Ações do professor

  • Explicar o que é o ato reflexo, suas características e importância para o organismo.
  • Dividir a turma em grupos.
  • Orientar os grupos na pesquisa sobre as estruturas básicas do sistema nervoso envolvidas no ato reflexo e justificar o papel do sistema nervoso na coordenação das ações motoras e sensoriais do corpo.
  • Orientar os grupos na criação do template de avaliação por pares.
  • Orientar os grupos na apresentação dos argumentos e na avaliação por pares.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre as estruturas básicas do sistema nervoso envolvidas no ato reflexo e justificar o papel do sistema nervoso na coordenação das ações motoras e sensoriais do corpo.
  • Criar um template de avaliação por pares contendo os critérios de avaliação organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral.
  • Apresentar os argumentos e o template de avaliação por pares para a turma.
  • Avaliar o desempenho dos colegas de acordo com o template criado e apresentar o resultado para a turma.
  • Dar feedback construtivo aos colegas.