Aula sobre Ato Reflexo
Metodologia ativa - Cultura Maker
Por que usar essa metodologia?
- A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
- A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
- Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.
Você sabia?
A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.
O ato reflexo é uma resposta automática e involuntária do corpo a um estímulo externo, como o movimento de retirar a mão de um objeto quente ou o piscar dos olhos diante de uma luz forte. É um processo importante para a sobrevivência dos seres vivos, pois permite uma resposta rápida e eficiente a situações de perigo. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre o sistema nervoso e sua função na coordenação dos atos reflexos. A metodologia ativa Cultura Maker será utilizada para que os alunos criem uma fanzine sobre o tema, dividida em 8 partes, para desenvolver o assunto e seus subtópicos.
Etapa 1 - Introdução
Iniciar a aula explicando o que é um ato reflexo e suas características. Em seguida, pode pedir que os alunos relatem situações em que já tiveram uma resposta reflexa.Etapa 2 - Sistema nervoso
Explicar o que é o sistema nervoso, suas partes e funções. Pode utilizar recursos visuais para auxiliar na explicação, como imagens e vídeos.Etapa 3 - Reflexo medular
Explicar o que é o reflexo medular e como ele ocorre. Pode utilizar exemplos práticos, como o teste do joelho, para demonstrar como o reflexo medular funciona.Etapa 4 - Reflexo adquirido
Explicar o que é o reflexo adquirido e como ele é formado. Pode pedir aos alunos que pesquisem exemplos de reflexos adquiridos e os apresentem para a turma.Etapa 5 - Preparação da fanzine
Os alunos devem ser divididos em grupos e receber o papel A4 dividido em 8 partes. Cada grupo deve escolher um subtópico para desenvolver em sua parte da fanzine. Orientar os alunos na escolha dos subtópicos e na organização da fanzine.Etapa 6 - Criação da fanzine
Os alunos devem trabalhar em seus grupos para criar o conteúdo de sua parte da fanzine. Circular pela sala para auxiliar e tirar dúvidas.Etapa 7 - Apresentação das fanzines
Cada grupo deve apresentar sua parte da fanzine para a turma. Fazer comentários e tirar dúvidas ao final de cada apresentação.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em justificar o papel do sistema nervoso na coordenação das ações motoras e sensoriais do corpo.
- Estimular a pesquisa e a criatividade dos alunos na criação da fanzine.
- Promover a interação e o trabalho em grupo dos alunos.
Critérios de avaliação
- Participação e engajamento dos alunos durante a aula.
- Qualidade do conteúdo apresentado na fanzine.
- Coerência e clareza das informações apresentadas pelos grupos.
- Criatividade na apresentação da fanzine.
- Trabalho em equipe e colaboração dos alunos.
Ações do professor
- Explicar de forma clara e didática os conceitos relacionados ao tema.
- Orientar os alunos na escolha e organização dos subtópicos da fanzine.
- Circular pela sala e auxiliar os alunos durante a criação da fanzine.
- Estimular a participação e o trabalho em equipe dos alunos.
- Fazer comentários e tirar dúvidas durante as apresentações dos grupos.
Ações do aluno
- Participar ativamente da aula e das atividades propostas.
- Pesquisar e selecionar informações relevantes para a criação da fanzine.
- Trabalhar em equipe e colaborar com os colegas na criação da fanzine.
- Criar um conteúdo claro, coerente e criativo para a fanzine.
- Apresentar a fanzine de forma clara e objetiva para a turma.