Aula sobre Ato Reflexo

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


O ato reflexo é uma resposta automática e involuntária do corpo a um estímulo externo, como o movimento de retirar a mão de um objeto quente ou o piscar dos olhos diante de uma luz forte. É um processo importante para a sobrevivência dos seres vivos, pois permite uma resposta rápida e eficiente a situações de perigo. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre o sistema nervoso e sua função na coordenação dos atos reflexos. A metodologia ativa Cultura Maker será utilizada para que os alunos criem uma fanzine sobre o tema, dividida em 8 partes, para desenvolver o assunto e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Iniciar a aula explicando o que é um ato reflexo e suas características. Em seguida, pode pedir que os alunos relatem situações em que já tiveram uma resposta reflexa.

  2. Etapa 2 - Sistema nervoso

    Explicar o que é o sistema nervoso, suas partes e funções. Pode utilizar recursos visuais para auxiliar na explicação, como imagens e vídeos.

  3. Etapa 3 - Reflexo medular

    Explicar o que é o reflexo medular e como ele ocorre. Pode utilizar exemplos práticos, como o teste do joelho, para demonstrar como o reflexo medular funciona.

  4. Etapa 4 - Reflexo adquirido

    Explicar o que é o reflexo adquirido e como ele é formado. Pode pedir aos alunos que pesquisem exemplos de reflexos adquiridos e os apresentem para a turma.

  5. Etapa 5 - Preparação da fanzine

    Os alunos devem ser divididos em grupos e receber o papel A4 dividido em 8 partes. Cada grupo deve escolher um subtópico para desenvolver em sua parte da fanzine. Orientar os alunos na escolha dos subtópicos e na organização da fanzine.

  6. Etapa 6 - Criação da fanzine

    Os alunos devem trabalhar em seus grupos para criar o conteúdo de sua parte da fanzine. Circular pela sala para auxiliar e tirar dúvidas.

  7. Etapa 7 - Apresentação das fanzines

    Cada grupo deve apresentar sua parte da fanzine para a turma. Fazer comentários e tirar dúvidas ao final de cada apresentação.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em justificar o papel do sistema nervoso na coordenação das ações motoras e sensoriais do corpo.
  • Estimular a pesquisa e a criatividade dos alunos na criação da fanzine.
  • Promover a interação e o trabalho em grupo dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação e engajamento dos alunos durante a aula.
  • Qualidade do conteúdo apresentado na fanzine.
  • Coerência e clareza das informações apresentadas pelos grupos.
  • Criatividade na apresentação da fanzine.
  • Trabalho em equipe e colaboração dos alunos.

Ações do professor

  • Explicar de forma clara e didática os conceitos relacionados ao tema.
  • Orientar os alunos na escolha e organização dos subtópicos da fanzine.
  • Circular pela sala e auxiliar os alunos durante a criação da fanzine.
  • Estimular a participação e o trabalho em equipe dos alunos.
  • Fazer comentários e tirar dúvidas durante as apresentações dos grupos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da aula e das atividades propostas.
  • Pesquisar e selecionar informações relevantes para a criação da fanzine.
  • Trabalhar em equipe e colaborar com os colegas na criação da fanzine.
  • Criar um conteúdo claro, coerente e criativo para a fanzine.
  • Apresentar a fanzine de forma clara e objetiva para a turma.