Aula sobre Ato Reflexo

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


O ato reflexo é uma resposta automática e involuntária do nosso corpo a um estímulo externo. Quando tocamos em algo quente, por exemplo, nossas mãos se afastam imediatamente, sem que precisemos pensar para que isso aconteça. Nesta aula, vamos entender como esse processo ocorre no nosso corpo e qual é o papel do sistema nervoso nesse processo.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema e explicar o que é o ato reflexo, como ele acontece no nosso corpo e como a metodologia Design Thinking será utilizada para desenvolver o tema.

  2. Etapa 2 - Criação do mapa de empatia

    Os alunos vão criar um mapa de empatia em grupos de quatro pessoas. Cada grupo vai escolher uma situação em que o ato reflexo é importante para a sobrevivência, como por exemplo, o reflexo de piscar os olhos quando algo se aproxima muito rápido ou então o caso do Stephen Hawking com arco reflexo, pois sua ereção depende desse mecanismo já que ele possui ELA (esclerose lateral amiotrófica).

    Com base na situação escolhida eles vão preencher os campos do mapa de empatia, que são: O que ele vê? O que ele pensa e sente? O que diz e faz? Dores e ganhos?


  3. Etapa 3 - Apresentação dos mapas de empatia

    Cada grupo vai apresentar seu mapa de empatia para a turma. O professor vai incentivar a discussão sobre as situações escolhidas e como o ato reflexo é importante para a sobrevivência.

  4. Etapa 4 - Anatomia do sistema nervoso

    Destrinche os principais componentes do sistema nervoso e explicar como eles estão relacionados ao ato reflexo.

  5. Etapa 5 - Exemplos práticos

    Apresente exemplos práticos de situações em que o ato reflexo é importante, como o reflexo de retirar a mão do fogo. Os alunos vão discutir como o sistema nervoso age nessas situações.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Os alunos vão discutir em grupo como o sistema nervoso age em outras situações em que o ato reflexo é importante. Incentive a troca de ideias e a participação de todos.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Faça uma síntese do que foi discutido na aula e reforçar a importância do ato reflexo e do sistema nervoso para nossa sobrevivência.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de justificar o papel do sistema nervoso na coordenação das ações motoras e sensoriais do corpo.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos na criação do mapa de empatia.
  • Incentivar a participação e a troca de ideias em grupo.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Compreensão do papel do sistema nervoso no ato reflexo.
  • Criatividade e clareza na apresentação do mapa de empatia.
  • Participação construtiva na discussão em grupo.
  • Capacidade de aplicar o conhecimento adquirido em situações cotidianas.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
  • Estimular a participação e a troca de ideias em grupo.
  • Propor exemplos práticos e didáticos para facilitar a compreensão dos alunos.
  • Incentivar a criatividade e a colaboração na criação do mapa de empatia.
  • Fazer uma síntese do que foi discutido na aula e reforçar a importância do tema.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Criar um mapa de empatia de forma criativa e clara.
  • Participar construtivamente na discussão em grupo.
  • Compreender o papel do sistema nervoso no ato reflexo.
  • Aplicar o conhecimento adquirido em situações cotidianas.