Aula sobre Ato Reflexo

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


Nesta aula, os estudantes irão aprender sobre o ato reflexo, que é uma resposta automática do corpo a um estímulo externo. Este tema é muito relevante, pois permite que os alunos compreendam como o nosso corpo funciona em situações de emergência, por exemplo. Além disso, a metodologia ativa Estudo de Caso será utilizada para que os alunos possam se envolver na pesquisa sobre o tema e desenvolver habilidades importantes, como análise crítica e resolução de problemas.

  1. Etapa 1 - Divisão dos grupos e escolha do tema

    Dividir a turma em grupos e apresentar o tema "Ato reflexo". Em seguida, cada grupo deverá escolher uma situação de ato reflexo para ser estudada.

  2. Etapa 2 - Identificação do problema

    Cada grupo deverá identificar qual é o problema que ocorre na situação escolhida. Por exemplo, se o tema escolhido for o reflexo de fechar os olhos ao receber uma luz forte, o problema seria a proteção dos olhos.

  3. Etapa 3 - Levantamento de dados

    Os alunos deverão realizar pesquisas e entrevistas com pessoas reais para coletar informações sobre o tema escolhido. Eles podem buscar informações em livros, internet, vídeos, entre outros.

  4. Etapa 4 - Análise do contexto

    Com base nas informações coletadas, cada grupo deverá analisar o contexto da situação escolhida. Eles deverão identificar o que causa o problema e se é possível evitá-lo.

  5. Etapa 5 - Comparação

    Os alunos deverão comparar os dados obtidos em entrevistas e pesquisas com dados oficiais. Eles deverão identificar semelhanças e diferenças entre os dados e analisar o que isso significa.

  6. Etapa 6 - Soluções

    Cada grupo deverá propor soluções para o problema identificado. Eles deverão pensar em ações que possam contribuir com a disseminação da informação e conscientização sobre o tema.

  7. Etapa 7 - Criação de infográficos

    Os alunos deverão criar infográficos para apresentar os resultados da pesquisa. Eles poderão utilizar um template de infográfico contendo lacunas a serem preenchidas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de pesquisa e análise crítica;
  • Promover a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem;
  • Estimular a criatividade e a resolução de problemas.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos durante todo o processo;
  • Qualidade da pesquisa realizada pelos alunos;
  • Criatividade e qualidade dos infográficos produzidos pelos alunos.

Ações do professor

  • Dividir a turma em grupos;
  • Apresentar o tema e orientar a escolha da situação para estudo;
  • Orientar e auxiliar os alunos durante todo o processo.

Ações do aluno

  • Realizar pesquisas e entrevistas para coletar informações;
  • Analisar e comparar os dados coletados;
  • Criar infográficos para apresentar os resultados da pesquisa.