Aumento artificial do efeito estufa

Nesta aula de Ciências, vamos conhecer o efeito estufa e as consequências da sua intensificação no nosso planeta. Vamos juntos entrar no mundo das ciências? Boa aula! 😉

Material de apoio

Você pode assistir o vídeo para complementar a aula:


Atividades (8)

Navegue ao lado nos tipo de atividade para visualizar as propostas para essa aula.

  1. 1. Questão de múltipla escolha:

    O efeito estufa vem se agravando e cada vez mais ele aumenta as temperaturas na Terra. Qual ação humana é responsável pelo aumento artificial do efeito estufa?

    A) Reflorestamento.

    B) Produção de gases CFC.

    C) Queima de combustíveis fósseis.

    Atividade completa
  2. 2. Atividade aberta:

    Atividade completa
  3. 3. Aprendizagem Baseada em Problemas:

    O efeito estufa é um fenômeno natural, porém, com sua intensificação, surgem diversas consequências. É um tema atual e importante para ser discutido em sala de aula, dessa forma, os alunos precisam compreender sua causa está presente no cotidiano, seja no uso de combustíveis fósseis, no desmatamento ou nas queimadas. O objetivo desta aula é desenvolver a habilidade dos alunos em descrever o mecanismo natural do efeito estufa, discutir as ações humanas responsáveis pelo seu aumento artificial e selecionar propostas para a reversão ou controle desse quadro.
    Atividade completa
  4. 4. Aprendizagem Entre Pares:

    O efeito estufa é um fenômeno natural que possibilita a existência de vida na Terra. No entanto, a ação humana tem contribuído para o aumento artificial desse efeito, causando impactos negativos no meio ambiente e na saúde humana. Nesta aula, vamos discutir sobre o mecanismo natural do efeito estufa, suas consequências e as ações humanas responsáveis pelo aumento artificial. Utilizaremos a metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares, na qual os alunos irão criar um template de avaliação por pares para avaliar o desempenho de seus colegas durante a atividade.
    Atividade completa
  5. 5. Modelo de Debate Crítico (MDC):

    O efeito estufa é um fenômeno natural e necessário para a manutenção da vida na Terra. No entanto, a ação humana tem intensificado o aumento artificial desse efeito, o que pode trazer consequências graves para o meio ambiente e para a sobrevivência das espécies. Nesta aula, utilizaremos a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC) para discutir e analisar as ações humanas que contribuem para o aumento do efeito estufa e como podemos controlá-lo.
    Atividade completa
  6. 6. Sala de Aula Invertida:

    O efeito estufa é um fenômeno natural que permite a vida na Terra, mas que as atividades humanas têm contribuído para o aumento artificial deste efeito, o que pode causar graves problemas ambientais. É importante que os alunos compreendam a importância deste tema e suas consequências, como o aumento da temperatura global e o derretimento das geleiras. A metodologia ativa Sala de Aula Invertida será utilizada, em que os alunos criarão um template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.
    Atividade completa
  7. 7. Design Sprint:

    O efeito estufa é um fenômeno natural e importante para o equilíbrio térmico da Terra, mas, infelizmente, as atividades humanas têm causado um aumento artificial desse efeito, causando graves consequências para o meio ambiente e a vida na Terra. Nesta aula, trabalharemos a metodologia Design Sprint para que os alunos possam entender melhor sobre o aumento artificial do efeito estufa, suas causas e consequências, e discutir possíveis soluções para esse problema.
    Atividade completa
  8. 8. Cultura Maker:

    O efeito estufa é um fenômeno natural que mantém a temperatura da Terra em condições ideais para a vida. No entanto, a ação humana tem aumentado artificialmente o efeito estufa, causando mudanças climáticas que afetam o planeta e a vida em todas as suas formas. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre o mecanismo natural do efeito estufa, discutir as ações humanas responsáveis pelo seu aumento artificial e selecionar propostas para a reversão ou controle desse quadro. A metodologia ativa Cultura Maker será utilizada para que os alunos possam construir um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, Que pena, Que tal, que será utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade.
    Atividade completa

Experimente novos recursos para a aula!

Quer mais formas de complementar a aula? Experimente as novas funções do AprendiZAP que utilizam inteligência artificial (IA) para criar mais conteúdos para você!


⭐ Aulas relacionadas

Compartilhar: