Aula sobre Aumento Artificial Do Efeito Estufa

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


O efeito estufa é um fenômeno natural, porém, com sua intensificação, surgem diversas consequências. É um tema atual e importante para ser discutido em sala de aula, dessa forma, os alunos precisam compreender sua causa está presente no cotidiano, seja no uso de combustíveis fósseis, no desmatamento ou nas queimadas. O objetivo desta aula é desenvolver a habilidade dos alunos em descrever o mecanismo natural do efeito estufa, discutir as ações humanas responsáveis pelo seu aumento artificial e selecionar propostas para a reversão ou controle desse quadro.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Inicie a aula apresentando o tema e sua importância para o meio ambiente e para a vida na Terra. Você pode trazer imagens e vídeos sobre assunto, assim como usar exemplos atuais, como o aquecimento global e o derretimento de geleiras.

  2. Etapa 2 - Discussão em grupo

    Divida os alunos em grupos e peça para discutirem sobre o mecanismo natural do efeito estufa e as ações humanas que contribuem para o seu aumento artificial. Você pode fornecer materiais de apoio, como textos e vídeos, para auxiliar na discussão.

  3. Etapa 3 - Seleção de propostas

    A partir da discussão, proponha aos alunos a criação de propostas para a reversão ou controle do aumento artificial do efeito estufa. Você pode fornecer algumas sugestões caso necessário, assim como deve orientar os alunos na seleção.

  4. Etapa 4 - Apresentação das propostas

    Cada grupo apresenta suas propostas para a turma e explica como elas podem ser implementadas. Estimule a participação dos alunos na discussão.

  5. Etapa 5 - Criação do template dos 3 Qs

    Cada grupo cria um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, Que pena, Que tal, para avaliar a atividade. Oriente os alunos na criação do template e forneça exemplos práticos.

  6. Etapa 6 - Avaliação da atividade

    Os alunos utilizam o template dos 3 Qs para avaliar a atividade e dar feedback ao professor.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma síntese das sugestões de intervenção que os alunos propuseram. Destaque pontos positivos e aplicáveis. Após, finalize abordando pontos principais de aprendizado do dia.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em descrever o mecanismo natural do efeito estufa e suas consequências.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na discussão e seleção de propostas para o controle do aumento artificial do efeito estufa.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em avaliar a atividade e dar feedback construtivo.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na discussão em grupo.
  • Criatividade e clareza na criação do template dos 3 Qs.
  • Seleção e apresentação de propostas para a reversão ou controle do aumento artificial do efeito estufa.
  • Utilização adequada do template dos 3 Qs para avaliar a atividade.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizá-lo para os alunos.
  • Orientar e auxiliar os alunos na criação do template dos 3 Qs e na seleção de propostas.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na discussão e seleção de propostas.
  • Avaliar a atividade com base no feedback dos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da discussão em grupo.
  • Criar um template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.
  • Selecionar e apresentar propostas para a reversão ou controle do aumento artificial do efeito estufa.
  • Utilizar adequadamente o template dos 3 Qs para avaliar a atividade.
  • Dar feedback construtivo ao professor.