Aula sobre Aumento Artificial Do Efeito Estufa

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


O efeito estufa é um fenômeno natural que possibilita a existência de vida na Terra. No entanto, a ação humana tem contribuído para o aumento artificial desse efeito, causando impactos negativos no meio ambiente e na saúde humana. Nesta aula, vamos discutir sobre o mecanismo natural do efeito estufa, suas consequências e as ações humanas responsáveis pelo aumento artificial. Utilizaremos a metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares, na qual os alunos irão criar um template de avaliação por pares para avaliar o desempenho de seus colegas durante a atividade.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e explique o mecanismo natural do efeito estufa, ressaltando sua importância. Em seguida, divida os alunos em grupos.

  2. Etapa 2 - Aumento artificial do efeito estufa

    Em grupos, os alunos devem discutir as ações humanas que contribuem para o aumento artificial do efeito estufa, como queima de combustíveis fósseis, desmatamento, queimadas, entre outros.

  3. Etapa 3 - Propostas de reversão ou controle do quadro

    Os grupos devem realizar propostas para reversão ou controle do aumento artificial do efeito estufa. Peça que organizem e sistematizem as informações para apresentação no formado de cartaz, slides ou imagens.

  4. Etapa 4 - Criação do template de avaliação por pares

    Os alunos, em grupos, vão criar um template de avaliação por pares, contendo os critérios de avaliação organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral. Auxilie na elaboração do template.

  5. Etapa 5 - Avaliação por pares

    Os grupos irão avaliar o desempenho uns dos outros utilizando o template criado anteriormente.

  6. Etapa 6 - Apresentação

    Cada grupo apresenta sua proposta. Estimule uma discussão com a turma sobre as soluções apresentadas

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma síntese da aula e dos resultados obtidos pelos alunos. Aborde os principais tópicos aprendidos, como as diferentes atividades antrópicas que causam o aumento do efeito estufa, bem como suas consequências

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em descrever o mecanismo natural do efeito estufa e suas consequências.
  • Discutir sobre as ações humanas responsáveis pelo aumento artificial do efeito estufa.
  • Selecionar e implementar propostas para a reversão ou controle desse quadro.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo
  • Construção dos argumentos
  • Apresentação e comunicação
  • Desempenho geral

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar o mecanismo natural do efeito estufa.
  • Auxiliar na elaboração do template de avaliação por pares.
  • Fazer uma síntese da aula e dos resultados obtidos pelos alunos.

Ações do aluno

  • Pesquisar e discutir em grupos as ações humanas que contribuem para o aumento artificial do efeito estufa.
  • Apresentar propostas para reversão ou controle do aumento artificial do efeito estufa.
  • Criar e utilizar o template de avaliação por pares para avaliar o desempenho dos colegas.