Aula sobre Aumento Artificial Do Efeito Estufa

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


O efeito estufa é um fenômeno natural que mantém a temperatura da Terra em condições ideais para a vida. No entanto, a ação humana tem aumentado artificialmente o efeito estufa, causando mudanças climáticas que afetam o planeta e a vida em todas as suas formas. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre o mecanismo natural do efeito estufa, discutir as ações humanas responsáveis pelo seu aumento artificial e selecionar propostas para a reversão ou controle desse quadro. A metodologia ativa Cultura Maker será utilizada para que os alunos possam construir um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, Que pena, Que tal, que será utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema e contextualização

    Inicie a aula apresentando o tema e contextualizando-o para os alunos, por meio de imagens e vídeos que mostrem exemplos de como o aumento do efeito estufa tem afetado a vida na Terra.

  2. Etapa 2 - Discussão em grupo sobre o efeito estufa

    Divida a turma em grupos para discutir e compartilhar o que já sabem sobre o efeito estufa. Incentive a participação de todos os alunos, fazendo perguntas e provocando a reflexão.

  3. Etapa 3 - Exposição dialogada

    Faça uma roda de conversa com os alunos e conduza uma exposição dialogada sobre o mecanismo natural do efeito estufa e as ações humanas que aumentam o efeito estufa.

  4. Etapa 4 - Dinâmica dos 3 Qs

    Peça aos alunos para criarem um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, Que pena, Que tal, para avaliar a atividade sobre o tema. Oriente os alunos a refletirem sobre o que aprenderam e como isso pode ser aplicado no cotidiano.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos templates

    Cada grupo apresenta seu template para a turma, explicando o que aprenderam e como aplicarão esses conhecimentos no dia a dia.

  6. Etapa 6 - Discussão e conclusão

    Faça uma discussão final sobre o tema, ressaltando a importância de cada um fazer a sua parte para reduzir o aumento do efeito estufa. Os alunos são convidados a compartilhar suas conclusões e ações que pretendem tomar.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em descrever o mecanismo natural do efeito estufa e suas consequências para a vida na Terra.
  • Estimular a reflexão crítica sobre as ações humanas que aumentam o efeito estufa e suas consequências.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Criação de um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, Que pena, Que tal, que reflita o aprendizado dos alunos.
  • Apresentação clara e objetiva do template criado pelos alunos.

Ações do professor

  • Contextualizar o tema para os alunos.
  • Estimular a participação ativa dos alunos.
  • Orientar os alunos na criação do template de Dinâmica dos 3 Qs.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Contribuir para a criação do template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Apresentar o template criado de forma clara e objetiva.