Aula sobre Aumento Artificial Do Efeito Estufa

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


O efeito estufa é um fenômeno natural e importante para o equilíbrio térmico da Terra, mas, infelizmente, as atividades humanas têm causado um aumento artificial desse efeito, causando graves consequências para o meio ambiente e a vida na Terra. Nesta aula, trabalharemos a metodologia Design Sprint para que os alunos possam entender melhor sobre o aumento artificial do efeito estufa, suas causas e consequências, e discutir possíveis soluções para esse problema.

  1. Etapa 1 - Entender

    Apresente o conceito de efeito estufa e como ele funciona na natureza, utilizando exemplos práticos, como o funcionamento de uma estufa de plantas. Em seguida, explique como o aumento artificial desse efeito pode ser prejudicial para o meio ambiente e a vida na Terra.

  2. Etapa 2 - Esboçar

    Divida a turma em grupos. Em seguida, os alunos devem discutir e listar as principais atividades humanas responsáveis pelo aumento artificial do efeito estufa, como a queima de combustíveis fósseis, desmatamento, queimadas, entre outras.

  3. Etapa 3 - Decidir

    Cada grupo deve escolher uma das atividades que discutiram para desenvolver um esboço de uma solução para o problema.

  4. Etapa 4 - Prototipar

    Com a solução escolhida, os grupos devem criar um protótipo da solução, que pode ser um cartaz, um vídeo ou uma apresentação em slides, por exemplo.

  5. Etapa 5 - Testar

    Por fim, cada grupo apresentará suas discussões e seus protótipos para a turma. Estimule uma discussão sobre como a solução pode ser implementada na realidade, avaliando seus prós e contras.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Finalize a aula realizando uma síntese sobre as soluções propostas pelos grupos e destaque pontos importantes abordados por eles. Por fim, relembre o que é a intensificação do efeito estufa e sua problemática.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em compreender o mecanismo natural do efeito estufa e suas consequências para a vida na Terra.
  • Estimular a criatividade e o pensamento crítico dos alunos na busca por soluções para o aumento artificial do efeito estufa.
  • Promover a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem e na tomada de decisões.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos em todas as etapas da metodologia Design Sprint.
  • Qualidade do protótipo desenvolvido pelo grupo.
  • Capacidade dos alunos em avaliar as soluções propostas e escolher a melhor opção.
  • Compreensão dos alunos sobre o mecanismo natural do efeito estufa e suas consequências.

Ações do professor

  • Explicar de forma clara e didática o conceito de efeito estufa e como ele funciona na natureza.
  • Estimular a participação ativa dos alunos em todas as etapas da metodologia Design Sprint.
  • Orientar os grupos na elaboração dos esboços e protótipos, auxiliando-os na busca por soluções criativas e eficazes.

Ações do aluno

  • Participar ativamente de todas as etapas da metodologia Design Sprint.
  • Contribuir com ideias e soluções criativas para o problema do aumento artificial do efeito estufa.
  • Avaliar de forma crítica as soluções propostas pelos outros grupos e escolher a melhor opção.