Aula sobre Aumento Artificial Do Efeito Estufa

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


O efeito estufa é um fenômeno natural e necessário para a manutenção da vida na Terra. No entanto, a ação humana tem intensificado o aumento artificial desse efeito, o que pode trazer consequências graves para o meio ambiente e para a sobrevivência das espécies. Nesta aula, utilizaremos a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC) para discutir e analisar as ações humanas que contribuem para o aumento do efeito estufa e como podemos controlá-lo.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula explicando o conceito de efeito estufa e sua importância para a vida na Terra. Em seguida, apresenta os objetivos da aula e a metodologia que será utilizada.

  2. Etapa 2 - Explicação do Modelo de Debate Crítico

    Explique para os alunos como funciona a metodologia MDC, destacando a importância da participação ativa e da argumentação baseada em fatos e evidências.

  3. Etapa 3 - Divisão em grupos

    Divida a turma em grupos de 4 a 5 pessoas.

  4. Etapa 4 - Pesquisa em grupo

    Cada grupo deve realizar uma pesquisa sobre uma atividade antrópica que causa a intensificação do efeito estufa. Essas atividades podem ser, por exemplo, a queima de combustíveis fósseis, desmatamento e queimadas. Os alunos devem buscar informações sobre como essas ações humanas contribuem para o aumento do efeito estufa e quais são as possíveis consequências para o meio ambiente e para a sociedade.

  5. Etapa 5 - Criação do template de avaliação por rúbrica

    Cada grupo cria um template de avaliação por rúbrica contendo os critérios Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para avaliar o desempenho dos outros grupos durante o debate.

  6. Etapa 6 - Debate em grupo

    Cada grupo apresenta suas pesquisas e inicia um debate sobre as ações humanas que contribuem para o aumento do efeito estufa e as possíveis soluções para controlá-lo. Estimule a participação de todos os alunos e garantir que o debate seja baseado em fatos e evidências.

  7. Etapa 7 - Avaliação e conclusão

    Cada grupo avalia o desempenho dos outros grupos utilizando o template de avaliação por rúbrica criado na etapa anterior. Em seguida, faça uma conclusão da aula, destacando os pontos mais importantes discutidos durante o debate.

Intencionalidades pedagógicas

  • Estimular a participação ativa dos alunos na aula.
  • Desenvolver a habilidade de argumentação baseada em fatos e evidências.
  • Desenvolver a habilidade de pesquisa e análise crítica de informações.
  • Promover a reflexão sobre a relação entre a ação humana e o meio ambiente.
  • Estimular a criatividade e a colaboração em grupo.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa no debate em grupo.
  • Argumentação baseada em fatos e evidências.
  • Análise crítica das informações pesquisadas.
  • Criatividade na apresentação das informações.
  • Colaboração em grupo.

Ações do professor

  • Explicar os objetivos da aula e a metodologia a ser utilizada.
  • Estimular a participação ativa dos alunos no debate.
  • Garantir que o debate seja baseado em fatos e evidências.
  • Estimular a criatividade e a colaboração em grupo.
  • Fazer uma conclusão da aula destacando os pontos mais importantes discutidos durante o debate.

Ações do aluno

  • Realizar a pesquisa sobre as ações humanas que contribuem para o aumento do efeito estufa.
  • Participar ativamente do debate em grupo.
  • Argumentar baseado em fatos e evidências.
  • Analisar criticamente as informações pesquisadas.
  • Criar um template de avaliação por rúbrica para avaliar o desempenho dos outros grupos.