Aula sobre Aumento Artificial Do Efeito Estufa

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


O efeito estufa é um fenômeno natural que permite a vida na Terra, mas que as atividades humanas têm contribuído para o aumento artificial deste efeito, o que pode causar graves problemas ambientais. É importante que os alunos compreendam a importância deste tema e suas consequências, como o aumento da temperatura global e o derretimento das geleiras. A metodologia ativa Sala de Aula Invertida será utilizada, em que os alunos criarão um template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.

  1. Etapa 1 - Preparação

    Antes da aula, envie um vídeo explicativo sobre o efeito estufa e suas consequências para os alunos assistirem em casa. É possível enviar um texto de reportagem também.

  2. Etapa 2 - Introdução

    Introduza a temática da aula e pergunte aos alunos o que eles aprenderam com o video sobre o assunto. Estimule a participação dos alunos com questionamentos acerca do vídeo/reportagem passado para eles.

  3. Etapa 3 - Grupos

    Divida a turma em grupos de 4 ou 5 alunos. Cada grupo receberá um tópico relacionado ao tema. Os tópicos podem ser: mecanismo natural do efeito estufa, ações humanas responsáveis pelo aumento do efeito estufa, consequências do aumento do efeito estufa, propostas para a reversão ou controle do aumento do efeito estufa.

  4. Etapa 4 - Mão na massa

    Cada grupo deverá pesquisar e preparar uma apresentação sobre o tópico que lhe foi atribuído. A apresentação pode ser com slides, imagens e até mesmo com cartazes.

  5. Etapa 5 - Apresentação

    Cada grupo apresenta sua pesquisa e explica o tópico abordado. Estimule a participação dos outros grupos com direcionamento de questões.

  6. Etapa 6 - Criação do template

    Após as apresentações, os alunos devem criar um template de Dinâmica dos 3 Qs com os campos Que bom, Que pena, Que tal. Em seguida, eles devem preencher o template com a avaliação da atividade.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Realize uma roda de conversa para que os alunos exponham a avaliação realizada, bem como os principais pontos aprendidos.

  8. Etapa 8 - Conclusão

    Encerre a aula realizando uma síntese sobre o que foi aprendido e como os alunos podem aplicar esses conhecimentos no seu dia a dia.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em descrever o mecanismo natural do efeito estufa, seu papel fundamental para o desenvolvimento da vida na Terra.
  • Discutir as ações humanas responsáveis pelo aumento artificial do efeito estufa.
  • Desenvolver habilidade de trabalho em grupo e comunicação

Critérios de avaliação

  • Participação dos alunos nas apresentações.
  • Qualidade das apresentações realizadas pelos grupos.
  • Compreensão dos alunos sobre o tema

Ações do professor

  • Enviar um vídeo explicativo sobre o tema antes da aula.
  • Dividir os alunos em grupos e atribuir tópicos para pesquisa.
  • Avaliar as atividades e participação

Ações do aluno

  • Assistir ao vídeo explicativo sobre o tema antes da aula.
  • Pesquisar e preparar uma apresentação sobre o tópico atribuído ao grupo.
  • Criar um template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.