Aula sobre Aumento Da Temperatura Da Terra

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


O aumento da temperatura da Terra é um tema de grande importância para a compreensão da dinâmica climática do planeta. Esse fenômeno é resultado do acúmulo de gases poluentes na atmosfera, que retêm o calor e aumentam a temperatura média do planeta. Esse tema pode ser encontrado em várias situações do cotidiano dos estudantes, como no aumento da temperatura nas grandes cidades, na mudança de padrões climáticos em diferentes regiões do mundo e no derretimento das geleiras. Nesta atividade, os alunos criarão um modelo com 5 etapas: entender, esboçar, decidir, prototipar e testar.

A atividade será desenvolvida em 7 etapas:


  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a atividade explicando o que é o aumento da temperatura da Terra e suas consequências. Em seguida, os alunos farão uma atividade em que deverão listar exemplos de situações em que observaram esse fenômeno. Em seguida, divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos e apresente a metodologia da atividade.

  2. Etapa 2 - Entender

    Cada grupo deverá pesquisar sobre o aumento da temperatura da Terra e suas consequências. Eles poderão utilizar livros, revistas, internet ou outras fontes de pesquisa. O objetivo desta etapa é que os alunos entendam o tema e se aprofundem em seus conceitos.

  3. Etapa 3 - Esboçar

    Cada grupo deverá criar um esboço do que será apresentado em seu projeto. Eles deverão listar as ideias principais e pensar em como apresentarão as informações. Nesta etapa, auxilie os alunos a organizar as informações e a estruturar o projeto.

  4. Etapa 4 - Decidir

    Cada grupo deverá decidir qual será a melhor forma de apresentar as informações. Eles poderão escolher entre criar um cartaz, uma apresentação em PowerPoint ou outra forma de apresentação. Nesta etapa, auxilie os alunos a escolher a melhor forma de apresentação e a organizar as informações.

  5. Etapa 5 - Prototipar

    Cada grupo deverá criar um protótipo de seu projeto. Eles deverão utilizar materiais como cartolina, papel, canetas, entre outros, para criar um modelo do que será apresentado. Nesta etapa, auxilie os alunos a criar um protótipo que seja claro e objetivo.

  6. Etapa 6 - Testar

    Cada grupo deverá apresentar seu projeto para a turma. Os alunos deverão avaliar a apresentação e dar feedbacks aos colegas. Auxilie os alunos a avaliar as apresentações e a dar feedbacks construtivos.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma síntese do que foi apresentado pelos alunos e reforce a importância do tema para a compreensão da dinâmica climática do planeta.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar consequências, vantagens e desvantagens das práticas humanas na dinâmica climática (ilha de calor, etc.).
  • Estimular a pesquisa e o trabalho em equipe.
  • Desenvolver a criatividade e a capacidade de apresentação dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Clareza e objetividade na apresentação das informações.
  • Coerência entre as informações apresentadas e o tema proposto.
  • Criatividade na apresentação do projeto.
  • Participação e trabalho em equipe.
  • Capacidade de receber e dar feedbacks construtivos.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e a metodologia de forma clara e objetiva.
  • Auxiliar os alunos na pesquisa e organização das informações.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de apresentação dos alunos.
  • Avaliar e dar feedbacks construtivos aos projetos apresentados.
  • Fazer uma síntese do que foi apresentado pelos alunos e reforçar a importância do tema.

Ações do aluno

  • Pesquisar e se aprofundar no tema proposto.
  • Trabalhar em equipe e dividir as tarefas.
  • Criar um projeto claro e objetivo.
  • Apresentar o projeto para a turma.
  • Receber e dar feedbacks construtivos.