Aula sobre Aumento Da Temperatura Da Terra

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


O aumento da temperatura da Terra é um tema muito importante para a Geografia e para o mundo. O aquecimento global é um fenômeno que vem ocorrendo há décadas e que tem impactado diretamente a vida de todas as pessoas. É importante que os alunos compreendam como isso acontece e quais são as consequências desse processo. Para tornar a aula mais envolvente e didática, os alunos serão incentivados a criar um mapa de empatia para entender melhor o tema e seus subtópicos.

A atividade será desenvolvida em 6 etapas:


  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Inicie a atividade apresentando o tema e explicando o que é o aumento da temperatura da Terra e suas consequências. Serão apresentados exemplos práticos que possam ser facilmente compreendidos pelos alunos.

  2. Etapa 2 - Mapa de empatia

    Os alunos serão divididos em grupos e deverão criar um mapa de empatia para entender melhor o tema. Cada grupo deve preencher os campos: "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". O objetivo é entender a perspectiva do outro e criar soluções criativas para o problema.

  3. Etapa 3 - Brainstorming

    Cada grupo deve apresentar suas ideias e soluções para o problema. Incentive a criatividade e a inovação, estimulando a participação de todos os alunos.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Os grupos devem discutir as ideias apresentadas e selecionar as melhores soluções. Oriente os alunos a avaliar as consequências, vantagens e desvantagens das práticas humanas na dinâmica climática.

  5. Etapa 5 - Apresentação das soluções

    Cada grupo deve apresentar suas soluções para a turma. Estimule a participação de todos os alunos e incentive o debate sobre as ideias apresentadas.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre a atividade, reforçando a importância do tema e das soluções apresentadas pelos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em "Analisar consequências, vantagens e desvantagens das práticas humanas na dinâmica climática (ilha de calor, etc.).
  • Estimular a criatividade e a inovação dos alunos.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo.
  • Estimular a participação e o debate entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Criatividade e inovação das soluções apresentadas pelos alunos.
  • Habilidade dos alunos em analisar as consequências, vantagens e desvantagens das práticas humanas na dinâmica climática.
  • Habilidade dos alunos em trabalhar em grupo.
  • Qualidade da apresentação das soluções pelos alunos.

Ações do professor

  • Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Orientar os alunos a avaliar as consequências, vantagens e desvantagens das práticas humanas na dinâmica climática.
  • Incentivar a criatividade e a inovação dos alunos.
  • Estimular a participação e o debate entre os alunos.
  • Fazer uma conclusão sobre a atividade, reforçando a importância do tema e das soluções apresentadas pelos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Criar soluções criativas e inovadoras para o problema.
  • Avaliar as consequências, vantagens e desvantagens das práticas humanas na dinâmica climática.
  • Trabalhar em grupo de forma colaborativa.
  • Apresentar as soluções de forma clara e objetiva.