Aula sobre Aumento Da Temperatura Da Terra

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


Aumento da temperatura da Terra é um tema de grande importância para a Geografia, pois está diretamente relacionado às práticas humanas e seus impactos no meio ambiente. O aumento da temperatura da Terra pode ser visto em diversos lugares, como nas grandes cidades, onde a ilha de calor é um fenômeno comum. Esse aumento de temperatura pode trazer consequências negativas para o meio ambiente e para a saúde das pessoas, como o aumento da poluição do ar e o surgimento de doenças respiratórias. Nesta atividade os alunos irão analisar as consequências, vantagens e desvantagens das práticas humanas na dinâmica climática.

A atividade será desenvolvida em 7 etapas:


  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a atividade explicando o tema e a metodologia que será utilizada. Em seguida, apresente exemplos práticos de como o aumento da temperatura da Terra pode ser visto no cotidiano dos estudantes, como a ilha de calor em grandes cidades.

  2. Etapa 2 - Divisão dos grupos

    Divida a turma em quatro grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de observadores.

  3. Etapa 3 - Preparação dos grupos

    Cada grupo recebe um conjunto de informações sobre o tema e seus subtópicos. O grupo defensor deve apresentar argumentos a favor das práticas humanas que contribuem para o aumento da temperatura da Terra, enquanto o grupo opositor deve apresentar argumentos contrários. A banca julgadora deve avaliar os argumentos apresentados pelos grupos e decidir qual lado apresentou os melhores argumentos. O grupo de observadores deve acompanhar a discussão e anotar os pontos principais.

  4. Etapa 4 - Debate

    Os grupos defensor e opositor apresentam seus argumentos e a banca julgadora avalia os pontos apresentados. O grupo de observadores pode fazer perguntas e comentários ao final da apresentação.

  5. Etapa 5 - Conclusão

    Faça uma síntese dos principais pontos discutidos no debate e apresente exemplos práticos de como as práticas humanas podem ser mais sustentáveis e contribuir para a diminuição do aumento da temperatura da Terra.

  6. Etapa 6 - Avaliação

    Avalie a participação dos alunos e a qualidade dos argumentos apresentados pelos grupos. Os alunos também podem avaliar a metodologia utilizada e a participação dos colegas.

  7. Etapa 7 - Tarefa de casa

    Proponha uma tarefa de casa para os alunos, como pesquisar exemplos de práticas humanas sustentáveis que contribuem para a diminuição do aumento da temperatura da Terra.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar as consequências, vantagens e desvantagens das práticas humanas na dinâmica climática.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em apresentar argumentos e debater sobre um tema.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na discussão.
  • Qualidade dos argumentos apresentados pelos grupos.
  • Capacidade dos alunos em analisar as consequências, vantagens e desvantagens das práticas humanas na dinâmica climática.

Ações do professor

  • Dividir a turma em grupos e distribuir as informações sobre o tema.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na discussão.
  • Avaliar a qualidade dos argumentos apresentados pelos grupos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da discussão em grupo.
  • Apresentar argumentos a favor ou contra as práticas humanas que contribuem para o aumento da temperatura da Terra.
  • Analisar as consequências, vantagens e desvantagens das práticas humanas na dinâmica climática.