Aula sobre Aumento Da Temperatura Da Terra
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
O tema "Aumento da temperatura da Terra" é um assunto muito importante para ser discutido, pois é um problema que afeta todo o planeta. É uma questão que pode ser encontrada em diversos lugares, como nas notícias sobre mudanças climáticas, na observação do clima em diferentes regiões e nas ações humanas que contribuem para o aumento da temperatura. Nesta atividade, os alunos irão criar um mapa conceitual sobre o tema, com ideias centrais e sub-ideias que vão aprofundar o conhecimento sobre o assunto.
A atividade será desenvolvida em 5 etapas:
Etapa 1 - Introdução
Inicie a atividade explicando o tema e seus conceitos básicos. Em seguida, apresente exemplos práticos e didáticos sobre o tema, como a observação do clima em diferentes regiões, as notícias sobre mudanças climáticas e as ações humanas que contribuem para o aumento da temperatura.Etapa 2 - Sala de Aula Invertida
Disponibilize aos alunos um material de apoio, como um vídeo ou texto, para que eles possam se aprofundar no tema. Em seguida, os alunos devem criar um mapa conceitual com uma ideia central (Aumento da temperatura da Terra) e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos.Etapa 3 - Apresentação dos mapas conceituais
Os alunos devem apresentar seus mapas conceituais para a turma, explicando suas ideias centrais e sub-ideias. Incentive a participação de todos e estimule a discussão sobre o tema.Etapa 4 - Análise de consequências, vantagens e desvantagens
Proponha uma discussão sobre as consequências, vantagens e desvantagens das práticas humanas na dinâmica climática, como a formação de ilhas de calor. Os alunos devem expor suas ideias e opiniões sobre o assunto.Etapa 5 - Conclusão
Faça uma síntese dos principais pontos discutidos e reforce a importância de se discutir o tema.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar consequências, vantagens e desvantagens das práticas humanas na dinâmica climática.
- Estimular o pensamento crítico e a criatividade dos alunos na criação do mapa conceitual.
- Incentivar a participação e o diálogo entre os alunos na apresentação dos mapas conceituais.
Critérios de avaliação
- Coerência e profundidade das ideias apresentadas no mapa conceitual.
- Participação e envolvimento dos alunos na discussão.
- Capacidade dos alunos em analisar consequências, vantagens e desvantagens das práticas humanas na dinâmica climática.
Ações do professor
- Explicar o tema e seus conceitos básicos.
- Disponibilizar um material de apoio para os alunos se aprofundarem no tema.
- Estimular a participação e o diálogo entre os alunos na apresentação dos mapas conceituais.
- Propor uma discussão sobre as consequências, vantagens e desvantagens das práticas humanas na dinâmica climática.
- Fazer uma síntese dos principais pontos discutidos.
Ações do aluno
- Criar um mapa conceitual com ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos.
- Participar ativamente da discussão.
- Analisar consequências, vantagens e desvantagens das práticas humanas na dinâmica climática.