Aula sobre Aumentos E Descontos Percentuais Sucessivos
Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas
Por que usar essa metodologia?
- Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
- Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.
Você sabia?
A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.
O tema "Aumentos e descontos percentuais sucessivos" é muito importante para a educação financeira dos alunos, pois permite que eles compreendam como os juros compostos funcionam e como eles podem afetar suas finanças pessoais. Além disso, é um tema que pode ser aplicado em diversas situações do cotidiano, como em compras parceladas, investimentos financeiros, entre outros.
Etapa 1 - Introdução
Apresente aos alunos um problema que envolva aumentos e descontos percentuais sucessivos, como, por exemplo: "Um produto custa R$ 100,00 e sofre um aumento de 10%. Depois, sofre um desconto de 5%. Qual será o novo valor do produto?". Os alunos devem discutir em grupo e anotar suas ideias e hipóteses em seus diários de bordo.Etapa 2 - Problematização
Divida os alunos em grupos de 4 a 5 pessoas. Apresente exemplos cotidianos sobre o assunto, como, por exemplo: "Compras parceladas", "Investimentos financeiros", "Empréstimos bancários", entre outros. Encoraje os alunos a discutir sobre o problema apresentado, levantando hipóteses e possíveis soluções.Etapa 3 - Solução
Oriente os grupos a criarem um diário de bordo com os campos: “Problema”, “Geração de Alternativas” e “Solução”. Os estudantes devem discutir possíveis alternativas para o problema apresentado na etapa anterior, levantando hipóteses e apresentando possíveis soluções, como também, registrar suas ideias no diário de bordo.Etapa 4 - Pesquisa
Os alunos devem resolver o problema em grupo, utilizando a metodologia ‘Aprendizagem Baseada em Problemas’. Assim, eles devem discutir entre si e chegar a uma solução. Para aprofundar o conhecimento dos estudantes e, para ajudá-los nessa etapa, forneça aos alunos materiais disponíveis na escola como régua, papel e lápis, para que os alunos possam fazer cálculos e desenhos. Esteja disponível para tirar dúvidas e orientar os alunos durante a pesquisa.Etapa 5 - Discussão em Grupo
Os grupos se reúnem para apresentar a conclusão das discussões realizadas e o quanto a pesquisa acrescentou para a compreensão do tema. Medie sempre que necessário as discussões realizadas pelos grupos e incentive a discussão entre os grupos, para poderem comparar as diferentes soluções encontradas.Etapa 6 - Apresentação do Diário de Bordo
Cada grupo apresenta os registros no diário de bordo, expondo cada campo e finalizando com uma possível solução do problema identificado. O professor pode fazer perguntas para incentivar a reflexão, como, por exemplo: "Qual foi a solução mais eficiente? Por quê?" “Quais resultados encontrados estão corretos?”. Os alunos devem aplicar os conhecimentos adquiridos em situações práticas, como, por exemplo: "Calcular o valor final de uma compra parcelada", "Calcular o rendimento de um investimento financeiro", "Calcular o valor de um empréstimo bancário", entre outros. Eles devem registrar suas soluções em seus diários de bordo.Etapa 7 - Conclusão
Conclua a aula reforçando o objetivo da atividade e resumindo os principais pontos discutidos. Esse é o momento para a correção, pelo professor, do problema proposto e da correta explicação do problema para os alunos. Nesse momento, o professor pode dar um dever de casa para os alunos praticarem a metodologia. Exemplos como: "Calcular o valor final de uma compra parcelada", "Calcular o rendimento de um investimento financeiro", "Calcular o valor de um empréstimo bancário", entre outros. Corrija na próxima aula.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver e elaborar problemas que envolvam porcentagens, com a ideia de aplicação de percentuais sucessivos e a determinação das taxas percentuais.
- Estimular a criatividade e a capacidade de trabalhar em grupo.
- Desenvolver a criatividade dos alunos na geração de alternativas para o problema apresentado.
Critérios de avaliação
- Compreensão dos conceitos relacionados ao tema.
- Capacidade de resolver problemas que envolvam porcentagens e percentuais sucessivos.
- Participação ativa nas atividades em grupo.
Ações do professor
- Mediar a discussão em grupo.
- Orientar os alunos na pesquisa e na elaboração do diário de bordo.
- Corrigir e explicar as soluções apresentadas pelos alunos.
Ações do aluno
- Participar ativamente da pesquisa e discussão em grupo.
- Registrar os cálculos e possíveis soluções no diário de bordo.
- Apresentar suas ideias de forma clara e coerente.