Aula sobre Aumentos E Descontos Percentuais Sucessivos
Metodologia ativa - Cultura Maker
Por que usar essa metodologia?
- A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
- A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
- Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.
Você sabia?
A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.
Inicie a aula citando que o tema "Aumentos e descontos percentuais sucessivos" é muito importante para a educação financeira dos alunos, pois permite que eles compreendam como os juros compostos funcionam e como isso pode afetar suas finanças pessoais. Além disso, é um tema que pode ser aplicado em diversas situações do cotidiano, como em compras parceladas, investimentos, empréstimos, entre outros.
Exemplo prático:
Imagine que um aluno deseja comprar um celular que custa R$ 1.000,00, mas só pode pagar em 3 vezes. A loja oferece um desconto de 10% para pagamento à vista. Qual seria o valor das parcelas e qual seria o valor total a ser pago pelo aluno?
Etapa 1 - Apresentação do tema
Apresente o tema "Aumentos e descontos percentuais sucessivos" e explicar a importância desse assunto para a educação financeira dos alunos.Etapa 2 - Diário de bordo
Divida a turma em grupos de 3 a 5 alunos e explique como funcionará a atividade. Os alunos devem criar um diário de bordo sobre o tema. Cada grupo deverá criar um diário com os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução.Etapa 3 - Problema
Esse o momento dedicado ao planejamento e à pesquisa do projeto. Distribua cartolina aos alunos e, cada grupo, deverá escolher um problema relacionado ao tema e descrevê-lo no campo "Problema" do diário de bordo.Etapa 4 - Geração de alternativas
Essa etapa é destinada à construção de testes e protótipos. Os grupos deverão pensar em alternativas para resolver o problema escolhido e descrevê-las no campo "Geração de Alternativas" do diário de bordo. Nesse momento, circule pela sala para tirar possíveis dúvidas e instigar os alunos nesse processo de criação.Etapa 5 - Solução
Os grupos deverão escolher a melhor alternativa e descrevê-la no campo "Solução" do diário de bordo.Etapa 6 - Apresentação dos diários de bordo
Cada grupo deverá apresentar seu diário de bordo para a turma e explicar como chegaram à solução do problema escolhido. Nesse momento, estimule os alunos a participarem fazendo perguntas e considerações sobre o assunto.Etapa 7 - Avaliação
O professor irá avaliar os diários de bordo com base nos critérios de avaliação definidos previamente. Além disso, aproveite para fechar a aula reiterando sobre o tema e coletando feedback sobre a atividade com os alunos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de resolver problemas que envolvam porcentagens.
- Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
- Desenvolver a habilidade de comunicação oral e escrita.
Critérios de avaliação
- Clareza e objetividade na descrição do problema.
- Criatividade na geração de alternativas.
- Coerência na escolha da solução.
- Qualidade da apresentação oral.
- Qualidade da escrita no diário de bordo.
Ações do professor
- Explicar o tema e sua importância.
- Dividir a turma em grupos.
- Orientar os grupos na criação do diário de bordo.
- Avaliar os diários de bordo.
- Dar feedback aos alunos.
Ações do aluno
- Escolher um problema relacionado ao tema.
- Pensar em alternativas para resolver o problema.
- Escolher a melhor alternativa.
- Criar o diário de bordo.
- Apresentar o diário de bordo para a turma.