Aula sobre Aumentos E Descontos Percentuais Sucessivos

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


Inicie a aula citando que o tema "Aumentos e descontos percentuais sucessivos" é muito importante para a educação financeira dos alunos, pois permite que eles compreendam como os juros compostos funcionam e como isso pode afetar suas finanças pessoais. Além disso, é um tema que pode ser aplicado em diversas situações do cotidiano, como em compras parceladas, investimentos, empréstimos, entre outros.

Exemplo prático:

Imagine que um aluno deseja comprar um celular que custa R$ 1.000,00, mas só pode pagar em 3 vezes. A loja oferece um desconto de 10% para pagamento à vista. Qual seria o valor das parcelas e qual seria o valor total a ser pago pelo aluno?


  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema "Aumentos e descontos percentuais sucessivos" e explicar a importância desse assunto para a educação financeira dos alunos.

  2. Etapa 2 - Diário de bordo

    Divida a turma em grupos de 3 a 5 alunos e explique como funcionará a atividade. Os alunos devem criar um diário de bordo sobre o tema. Cada grupo deverá criar um diário com os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução.

  3. Etapa 3 - Problema

    Esse o momento dedicado ao planejamento e à pesquisa do projeto. Distribua cartolina aos alunos e, cada grupo, deverá escolher um problema relacionado ao tema e descrevê-lo no campo "Problema" do diário de bordo.

  4. Etapa 4 - Geração de alternativas

    Essa etapa é destinada à construção de testes e protótipos. Os grupos deverão pensar em alternativas para resolver o problema escolhido e descrevê-las no campo "Geração de Alternativas" do diário de bordo. Nesse momento, circule pela sala para tirar possíveis dúvidas e instigar os alunos nesse processo de criação.

  5. Etapa 5 - Solução

    Os grupos deverão escolher a melhor alternativa e descrevê-la no campo "Solução" do diário de bordo.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos diários de bordo

    Cada grupo deverá apresentar seu diário de bordo para a turma e explicar como chegaram à solução do problema escolhido. Nesse momento, estimule os alunos a participarem fazendo perguntas e considerações sobre o assunto.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    O professor irá avaliar os diários de bordo com base nos critérios de avaliação definidos previamente. Além disso, aproveite para fechar a aula reiterando sobre o tema e coletando feedback sobre a atividade com os alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de resolver problemas que envolvam porcentagens.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
  • Desenvolver a habilidade de comunicação oral e escrita.

Critérios de avaliação

  • Clareza e objetividade na descrição do problema.
  • Criatividade na geração de alternativas.
  • Coerência na escolha da solução.
  • Qualidade da apresentação oral.
  • Qualidade da escrita no diário de bordo.

Ações do professor

  • Explicar o tema e sua importância.
  • Dividir a turma em grupos.
  • Orientar os grupos na criação do diário de bordo.
  • Avaliar os diários de bordo.
  • Dar feedback aos alunos.

Ações do aluno

  • Escolher um problema relacionado ao tema.
  • Pensar em alternativas para resolver o problema.
  • Escolher a melhor alternativa.
  • Criar o diário de bordo.
  • Apresentar o diário de bordo para a turma.