Aula sobre Aumentos E Descontos Percentuais Sucessivos

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


Apresente o tema "Aumentos e descontos percentuais sucessivos" e cite a importância para a educação financeira dos alunos, pois permite que eles compreendam como os juros compostos funcionam e como isso pode afetar suas finanças pessoais. Além disso, conte para os alunos que esse assunto pode ser aplicado em diversas situações do cotidiano, como em compras parceladas, investimentos, empréstimos, entre outros.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula explicando o que são aumentos e descontos percentuais sucessivos e como eles funcionam. É importante que os alunos compreendam a diferença entre juros simples e juros compostos.

  2. Etapa 2 - Estudo de caso

    Apresente um estudo de caso para os alunos. Pode ser uma situação real ou fictícia que envolva aumentos e descontos percentuais sucessivos. Os alunos devem analisar o caso e identificar as informações relevantes.

  3. Etapa 3 - Criação do template de infográfico

    Divida os alunos em 4 ou 5 pessoas para essa análise.

    Após analisarem o problema envolvendo o tema da aula, os estudantes devem criar um _template_ de infográfico com lacunas a serem preenchidas com as informações relevantes do estudo de caso. O objetivo é que eles possam visualizar as informações de forma clara e organizada. Nesse momento, o professor pode ajudar os alunos distribuindo um modelo de _infográfico_ para ajuda os alunos nesse processo.


  4. Etapa 4 - Pesquisa

    Nessa etapa, os alunos devem pesquisar sobre os conceitos de aumentos e descontos percentuais sucessivos e como eles são aplicados em situações do cotidiano. As respostas devem ser preenchidas no infográfico. Leve materiais de apoio, como vídeos, textos e exercícios.

  5. Etapa 5 - Preenchimento do infográfico

    Com as informações coletadas na pesquisa e no estudo de caso, os alunos devem preencher o _template_ de infográfico criado na etapa 3. O objetivo é que eles possam aplicar os conceitos aprendidos de forma prática.

  6. Etapa 6 - Apresentação

    Os grupos devem apresentar seus infográficos para a turma, explicando como chegaram às informações e como aplicaram os conceitos de aumentos e descontos percentuais sucessivos. Esse é um momento de discussão dos resultados, logo incentive os alunos a participarem.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie o desempenho dos alunos com base nos critérios estabelecidos e nas intencionalidades pedagógicas. É importante que a avaliação seja formativa, ou seja, que permita que os alunos possam identificar seus pontos fortes e fracos e possam melhorar seu desempenho.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de resolver e elaborar problemas que envolvam porcentagens, com a ideia de aplicação de percentuais sucessivos e a determinação das taxas percentuais.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de organização dos alunos.
  • Desenvolver a habilidade de trabalhar em equipe e de se comunicar de forma clara e objetiva.

Critérios de avaliação

  • Compreensão dos conceitos de aumentos e descontos percentuais sucessivos.
  • Participação e colaboração em equipe.
  • Organização e clareza na apresentação do infográfico.

Ações do professor

  • Explicar os conceitos de aumentos e descontos percentuais sucessivos de forma clara e objetiva.
  • Apresentar um estudo de caso para os alunos analisarem.
  • Indicar materiais de apoio para a pesquisa.
  • Orientar os alunos na criação do _template_ de infográfico.
  • Avaliar o desempenho dos alunos de forma formativa.

Ações do aluno

  • Analisar o estudo de caso apresentado pelo professor.
  • Pesquisar sobre os conceitos de aumentos e descontos percentuais sucessivos.
  • Criar um _template_ de infográfico com lacunas a serem preenchidas.
  • Preencher o infográfico com as informações coletadas na pesquisa e no estudo de caso.
  • Apresentar o infográfico para a turma.