Aula sobre Aumentos E Descontos Sucessivos

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


O tema "Aumentos e descontos sucessivos" é muito importante para o cotidiano dos estudantes, pois está presente em diversas situações, como em compras parceladas, em promoções de desconto progressivo, em cálculos de juros compostos, entre outros. Nesta aula, a metodologia ativa Estudo de Caso será utilizada para que os alunos possam compreender melhor como os aumentos e descontos sucessivos afetam o preço final de um produto ou serviço. Os alunos serão divididos em grupos e deverão escolher um tema relacionado ao assunto para apresentar no final da aula.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula explicando o conceito de aumentos e descontos sucessivos e apresentando exemplos práticos de como eles são aplicados no cotidiano. (Exemplo: Uma loja oferece um desconto de 10% na primeira compra e mais 5% na segunda compra. Qual é o desconto total na segunda compra?)

  2. Etapa 2 - Escolha do tema

    Os alunos devem ser divididos em grupos e deverão escolher um tema relacionado ao assunto para apresentar no final da aula. Os temas podem ser: compras parceladas, promoções de desconto progressivo, cálculos de juros compostos, entre outros.

  3. Etapa 3 - Identificação do problema

    Cada grupo deverá identificar um problema relacionado ao tema escolhido e apresentá-lo para a turma.

  4. Etapa 4 - Levantamento de dados

    Os grupos devem realizar um levantamento de dados sobre o problema identificado, por meio de entrevistas com pessoas reais, pesquisas e outros.

  5. Etapa 5 - Comparação de dados

    Com base nos dados coletados, os grupos devem analisar o contexto e comparar os dados obtidos em entrevistas e pesquisas com dados oficiais.

  6. Etapa 6 - Apresentação das soluções

    Os grupos devem apresentar soluções para o problema identificado e elaborar um infográfico (preenchimento das 8 lacunas) que poderá ser distribuído na comunidade, com o objetivo de disseminar a informação.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Encerre a aula fazendo uma síntese das atividades realizadas e reforçando a importância dos aumentos e descontos sucessivos no cotidiano dos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver e elaborar problemas que envolvam porcentagens, com a ideia de aplicação de percentuais sucessivos e a determinação das taxas percentuais, preferencialmente com o uso de tecnologias digitais, no contexto da educação financeira.
  • Estimular o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos de analisar e comparar dados obtidos em entrevistas e pesquisas com dados oficiais.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades em grupo.
  • Qualidade das soluções apresentadas pelos grupos para os problemas identificados.
  • Qualidade dos infográficos elaborados pelos grupos.
  • Compreensão dos conceitos de aumentos e descontos sucessivos por parte dos alunos.
  • Capacidade dos alunos de analisar e comparar dados obtidos em entrevistas e pesquisas com dados oficiais.

Ações do professor

  • Explicar de forma clara e didática o conceito de aumentos e descontos sucessivos.
  • Orientar os alunos na escolha dos temas e na identificação dos problemas relacionados.
  • Acompanhar o trabalho dos grupos e tirar dúvidas.
  • Fazer uma síntese das atividades realizadas e reforçar a importância dos aumentos e descontos sucessivos no cotidiano dos alunos.
  • Avaliar os trabalhos dos grupos e dar feedbacks construtivos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades em grupo.
  • Identificar um problema relacionado ao tema escolhido e realizar um levantamento de dados sobre ele.
  • Analisar e comparar os dados obtidos em entrevistas e pesquisas com dados oficiais.
  • Apresentar soluções para o problema identificado e elaborar um infográfico que poderá ser distribuído na comunidade.
  • Tirar dúvidas com o professor e colaborar com os demais integrantes do grupo.