Aula sobre Aumentos E Descontos Sucessivos

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


Os aumentos e descontos sucessivos são muito comuns no nosso dia a dia, principalmente quando se trata de compras e vendas. É importante que os alunos compreendam como esses cálculos são feitos e como podem ser aplicados em situações financeiras. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa de gamificação, que tornará a aula mais envolvente e didática.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema "Aumentos e Descontos Sucessivos" e explique a importância desse assunto no nosso cotidiano.

  2. Etapa 2 - Gamificação

    Explique a metodologia ativa de gamificação e como ela será aplicada na aula. Cada grupo deverá criar um jogo sobre operações com números naturais, seguindo o modelo de mapa de registro que irão construir. Disponibilize materiais para realizar a construção desses jogos. Pode ser construção de tabuleiros, jogos de perguntas e respostas, jogos de carta (memória, baralho, uno). Vai da criatividade da sala.

  3. Etapa 3 - Criação do mapa de registro

    Cada grupo criará um mapa de registro contendo os campos: Nome do Jogo, Objetivo do Jogo, Desafios do Jogo, Níveis, Esquema de Recompensas, Informações para os jogadores e por qual motivo seu jogo é muito legal e será um sucesso? O objetivo é que os alunos desenvolvam habilidades de planejamento e organização

  4. Etapa 4 - Desenvolvimento do jogo

    Os alunos terão um tempo determinado para desenvolver o jogo, criando as regras, as perguntas e as ações. Interessante ter pequenas entregas ao longo desse prazo para que se acompanhe a evolução e ajude no desenvolvimento.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos jogos

    Cada grupo irá apresentar seu jogo para a turma. Avalie o trabalho conforme os critérios e intencionalidades pedagógicas.

  6. Etapa 6 - Jogo em sala de aula

    Os jogos criados pelos grupos serão jogados em sala de aula, de forma que todos os alunos possam participar.

  7. Etapa 7 - Discussão em grupo

    Após a realização dos jogos, os alunos irão discutir em grupo sobre as dificuldades encontradas e como conseguiram superá-las.

  8. Etapa 8 - Avaliação

    Avalie a participação dos alunos na criação dos jogos, na apresentação e na realização dos jogos em sala de aula.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de resolver e elaborar problemas que envolvam porcentagens, com a ideia de aplicação de percentuais sucessivos e a determinação das taxas percentuais.
  • Estimular a criatividade e o trabalho em equipe.
  • Desenvolver a habilidade de comunicação e apresentação em público.

Critérios de avaliação

  • Participação na criação dos jogos.
  • Qualidade da apresentação do jogo.
  • Desempenho na realização dos jogos em sala de aula.
  • Relação com o tema da aula

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar a importância do assunto.
  • Dividir os alunos em grupos e orientá-los na criação dos jogos.
  • Avaliar a participação dos alunos na criação dos jogos e na realização dos jogos em sala de aula.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da criação dos jogos.
  • Apresentar o jogo criado pelo grupo.
  • Realizar os jogos em sala de aula e discutir em grupo sobre as dificuldades encontradas.