Aula sobre Aumentos E Descontos Sucessivos
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Exemplos práticos:
- Um produto custa R$ 100,00 e sofre um aumento de 10%. Qual será o novo preço?
- Um produto custa R$ 200,00 e sofre um desconto de 20%. Qual será o novo preço?
- Um investimento rende 5% ao mês. Qual será o rendimento após 3 meses?
Etapa 1 - Introdução
\- Apresente o tema "Aumentos e descontos sucessivos" e explica sua importância para a educação financeira, brevemente.Etapa 2 - Explicando “rotação por estações”
\- Explique para a sala sobre a metodologia da aula baseada em rotação por estações. Que cada grupo ficará em uma estação por um determinado tempo para realizar a atividade daquela estação, e depois o grupo trocará de estação para a próxima etapa.\- Explique também as atividades de cada estação para que a atividade consiga fluir de uma melhor forma, e deixe claro qual é a primeira, segunda e terceira e assim por diante.
Etapa 3 - Divisão de grupos
\- Divida a turma em grupos em quantidade iguais e direcione os grupos para as estações construídas.Etapa 4 - Divisão das estações
Estação 1 - Teoria\- Os alunos recebem um texto explicativo sobre o cálculo de porcentagens sucessivas.
\- Eles leem o texto e respondem a algumas questões sobre o assunto.
Estação 2 - Exemplos
\- Os alunos recebem alguns exemplos práticos de cálculo de porcentagens sucessivas.
\- Eles resolvem os exemplos e tiram dúvidas com o professor, registrando os resultados em uma folha.
Estação 3 - Exemplo e Aplicação
\- Os alunos recebem um problema com resolução para discutir sobre
\- Os alunos recebem alguns problemas para resolver que envolvem porcentagens sucessivas.
\- Eles trabalham em grupos para resolver os problemas e discutem suas soluções, registrando em uma folha.
Etapa 5 - Execução da atividade
\- Acompanhe a atividade mediando dúvidas e o tempo de cada estação. Ande pelos grupos ouvindo sua discussão e acompanhando as dinâmicas de participação.Etapa 6 - Discussão em grupo
\- Os grupos apresentam suas soluções para os problemas e discutem as diferentes ideias utilizadas.\- Peça para construírem, cada um em seus cadernos, uma síntese das principais ideias discutidas.
Etapa 7 - Dinâmica dos 3 Qs
\- Os alunos criam um modelo de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade.\- Eles avaliam a atividade e discutem suas opiniões em grupo.
Etapa 8 - Conclusão
\- Faça uma revisão dos principais conceitos abordados na aula.\- Os alunos respondem a uma questão de reflexão sobre o que aprenderam na aula.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de calcular porcentagens sucessivas.
- Estimular o trabalho em grupo e a discussão de ideias.
- Promover a reflexão sobre a importância da educação financeira.
Critérios de avaliação
- Capacidade de resolver problemas que envolvam porcentagens sucessivas.
- Participação nas discussões em grupo.
- Reflexão sobre a importância da educação financeira.
Ações do professor
- Apresentar o tema e explicar sua importância.
- Orientar os alunos nas estações de trabalho.
- Estimular a discussão em grupo e a reflexão sobre o tema.
Ações do aluno
- Ler o texto explicativo e responder às questões.
- Resolver os exemplos e os problemas propostos.
- Participar das discussões em grupo e da avaliação da atividade.