Aula sobre Aumentos E Descontos Sucessivos

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


O tema "Aumentos e descontos sucessivos" é muito importante para a vida financeira das pessoas, pois é comum que em compras parceladas ou em promoções, os preços sofram alterações sucessivas. Por isso, é fundamental que os alunos compreendam como calcular esses aumentos e descontos para fazerem escolhas conscientes.

Sala de Aula Invertida:


  1. Etapa 1 - Pré-aula

    Selecione um vídeo ou texto que explique o conceito de aumentos e descontos sucessivos e disponibilizar para os alunos assistirem ou lerem antes da aula. Você pode utilizar os [materiais da aprendizap](https://www.google.com/url?q=https://app.aprendizap.com.br/aula/1z3DoSQGyYsQV2cC9QmI8x?utm_origin%3Dlandingpage%26utm_source%3Dbusca&sa=D&source=editors&ust=1688495550985692&usg=AOvVaw2qQ-bidJFp_NgSwXs46NpO), mas fica a sua escolha.

  2. Etapa 2 - Mapa conceitual

    Na aula, os alunos devem criar um mapa conceitual sobre o tema, contendo uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Forneça um modelo de mapa conceitual para os alunos seguirem.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Promova uma discussão entre grupos sobre as sub-ideias do mapa conceitual e trocar ideias sobre o tema. Circule pela sala e auxilie os alunos na discussão.

  4. Etapa 4 - Exemplos práticos

    Apresente exemplos práticos de aumentos e descontos sucessivos, como uma compra parcelada ou uma promoção com desconto progressivo. Os alunos devem resolver os exemplos em grupo.

  5. Etapa 5 - Elaboração de problemas

    Peça para que os alunos, em grupo, elaborem problemas que envolvam aumentos e descontos sucessivos para serem resolvidos pelos colegas. Oriente os alunos na elaboração dos problemas.

  6. Etapa 6 - Resolução de problemas

    Os grupos devem resolver os problemas elaborados pelos colegas de outro grupo. Circule pela sala e auxilie os alunos na resolução dos problemas.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie os alunos com base nos critérios estabelecidos e nas intencionalidades pedagógicas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de resolver e elaborar problemas que envolvam porcentagens, com a ideia de aplicação de percentuais sucessivos e a determinação das taxas percentuais.
  • Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos na elaboração e resolução de problemas.
  • Desenvolver a habilidade de criar mapas conceituais para organizar e aprofundar o conhecimento sobre um tema.

Critérios de avaliação

  • Compreensão do conceito de aumentos e descontos sucessivos.
  • Habilidade em resolver e elaborar problemas que envolvam porcentagens sucessivas.
  • Participação e colaboração nas atividades em grupo.

Ações do professor

  • Selecionar um vídeo ou texto para a pré-aula.
  • Fornecer um modelo de mapa conceitual para os alunos seguirem.
  • Apresentar exemplos práticos de aumentos e descontos sucessivos.
  • Orientar os alunos na elaboração de problemas.
  • Avaliar os alunos com base nos critérios estabelecidos.

Ações do aluno

  • Assistir ou ler o material selecionado pelo professor antes da aula.
  • Criar um mapa conceitual sobre o tema.
  • Discutir em grupo as sub-ideias do mapa conceitual.
  • Elaborar problemas que envolvam aumentos e descontos sucessivos.
  • Resolver os problemas elaborados pelos colegas em grupo.