Aula sobre Autorretrato Selfie

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


O autorretrato é uma forma de expressão artística em que o artista retrata a si em uma obra. Com o avanço da tecnologia, a _selfie_ se tornou uma forma popular de autorretrato. Nesta atividade, os estudantes irão explorar a história do autorretrato e da selfie, bem como analisar diferentes estilos visuais e contextualizá-los no tempo e no espaço.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Professor, inicie a aula apresentando à turma o tema “Autorretrato e Selfie”. Você pode partir de perguntas disparadoras, que mobilizem conhecimentos prévios dos estudantes e, a partir disso, mediar as informações compartilhadas, como: “O que é autorretrato e o que é selfie? Quais as semelhanças e diferenças entre eles?”.

    É interessante fazer uma contextualização histórica e cultural das duas formas de expressão, a fim de materializar a ideia de que estão muito relacionadas, apesar das técnicas de produção utilizadas serem diferentes. Nesse momento, você, professor, pode apresentar exemplos de autorretratos e _selfies_.


  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Em seguida, organize a turma em grupos de até 5 estudantes, se possível, e proponha que pesquisem autorretratos e selfies, analisando semelhanças e diferenças. Sugerimos que os grupos registrem suas ideias. A partir disso, proponha uma roda de conversa em que será possível captar as percepções da turma ao mesmo tempo em que se realiza a contextualização das obras no tempo e no espaço.

  3. Etapa 3 - Elaboração de um retrato e de um autorretrato

    A ideia é que, agora, em duplas, os estudantes produzam duas obras: um retrato do colega e um autorretrato. Para isso, sugerimos que disponibilize espelho ou a câmera frontal dos celulares para poderem produzir a segunda obra com mais facilidade. Em seguida, a ideia é que comparem o seu autorretrato com o retrato produzido pela dupla, a fim de identificar se o olhar sobre si é semelhante ao olhar do outro.

  4. Etapa 4 - Exposição das obras

    Já que produziram obras de arte, que tal uma exposição? Professor, incentivamos fortemente que proponha à escola um dia para que as outras turmas possam contemplar as produções. Para isso, o primeiro passo é a organização desse momento! Portanto, oriente que os estudantes elaborem como vai ser a exposição e qual será o nome dela, além de organizarem a sala para receber os colegas. Além das obras, sugerimos que incentive a turma a produzir cartazes informativos a respeito das principais características de cada tipo de obra presente.

    Para contemplar os dois temas da aula, uma ideia é que cada estudante que visitar a exposição tire uma selfie e compartilhe nas redes sociais da escola.


  5. Etapa 5 - Avaliação por Pares

    Professor, proponha uma avaliação por pares, proporcionando um momento de feedback entre as duplas que produziram as obras ou até mesmo entre a turma na totalidade, usando como critério o engajamento na organização da exposição.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    É chegada a hora de concluir a aula. Para isso, uma sugestão é realizar uma verificação de aprendizagem individual, que pode consistir em responder perguntas sobre o tema ou identificar quais habilidades foram desenvolvidas ao longo das atividades.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de pesquisa e análise de diferentes estilos visuais;
  • Contextualizar as obras de arte no tempo e no espaço;
  • Desenvolver habilidades de comunicação e apresentação.

Critérios de avaliação

  • Elaboração das obras;
  • Organização da exposição;
  • Apresentação e comunicação;
  • Desempenho geral.

Ações do professor

  • Introduzir os tema autorretrato e selfie, contextualizando-os no tempo e no espaço;
  • Apresentar exemplos de autorretratos e selfies de diferentes épocas e estilos;
  • Orientar os alunos na pesquisa e análise de diferentes obras de arte;
  • Auxiliar na construção do template de avaliação por pares;
  • Avaliar o desempenho dos alunos.

Ações do aluno

  • Pesquisar e analisar diferentes obras de arte de autorretrato e selfie;
  • Contextualizar as obras no tempo e no espaço;
  • Construir o template de avaliação por pares;
  • Apresentar e comunicar suas análises e argumentos;
  • Avaliar o desempenho dos colegas.