Aula sobre Autorretrato Selfie

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


O autorretrato é uma forma de expressão artística em que o artista retrata a si em uma obra. Com o avanço da tecnologia, a _selfie_ se tornou uma forma popular de autorretrato. Nesta atividade, os estudantes irão explorar a história do autorretrato e da selfie, bem como analisar diferentes estilos visuais e contextualizá-los no tempo e no espaço.

  1. Etapa 1 - Introdução (10 minutos)

    Professor, apresente o tema da aula e questione os estudantes sobre o que eles conhecem a respeito de autorretrato e selfie. Para demonstrar que você está atento aos compartilhamentos, seria interessante anotar no quadro o que for dito. Em seguida, explique a metodologia Aprendizagem Entre Pares e como ela será utilizada na aula.

  2. Etapa 2 - Formação dos grupos (5 minutos)

    Organize a turma em grupos de 4 a 5 pessoas. Cada grupo deverá escolher um

    líder e um secretário.


  3. Etapa 3 - Pesquisa (20 minutos)

    Cada grupo deverá pesquisar sobre o tema do autorretrato e selfie, utilizando apenas recursos analógicos, como livros, revistas, jornais, enciclopédias, entre outros. O líder do grupo deverá orientar a pesquisa e o secretário deverá registrar as informações.

  4. Etapa 4 - Criação do mapa conceitual (30 minutos)

    Com base nas informações pesquisadas, cada grupo deverá criar um mapa conceitual, contendo uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Novamente, o líder do grupo deverá orientar a criação do mapa e o secretário deverá registrar as informações.

  5. Etapa 5 - Socialização dos mapas conceituais (20 minutos)

    Professor, oriente que cada grupo deverá apresentar seu mapa conceitual para a turma, explicando as ideias centrais e as sub-ideias. Os demais estudantes poderão fazer perguntas e comentários sobre o trabalho apresentado.

  6. Etapa 6 - Análise crítica (20 minutos)

    Após a apresentação dos mapas conceituais, conduza uma análise crítica sobre as informações apresentadas, estimulando a turma a refletir sobre as diferentes formas de representação do autorretrato e selfie. É uma oportunidade de trazer à tona a reflexão sobre como nos observamos e o que nos motiva a usar filtro nas selfies, por exemplo.

  7. Etapa 7 - Conclusão (5 minutos)

    Na conclusão da aula, reforce os principais pontos abordados e incentive a turma a continuar a pesquisa sobre o tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de pesquisa e análise crítica.
  • Estimular a criatividade e a expressão artística.
  • Refletir sobre a importância da representação de si mesmo na arte e na sociedade contemporânea.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na pesquisa e criação do mapa conceitual.
  • Clareza e objetividade na apresentação do mapa conceitual.
  • Capacidade de análise crítica e reflexão sobre o tema.
  • Habilidade de trabalho em equipe e colaboração.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da aula e explicar a metodologia Aprendizagem Entre Pares.
  • Orientar a pesquisa e a criação do mapa conceitual.
  • Conduzir a análise crítica sobre as informações apresentadas.
  • Garantir o engajamento de todos a partir de incentivos e perguntas.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da pesquisa e criação do mapa conceitual.
  • Apresentar o mapa conceitual para a turma.
  • Fazer perguntas e comentários sobre os trabalhos apresentados.
  • Trocar ideias e reflexões com os colegas.