Aula sobre Autorretrato Selfie
Metodologia ativa - Design Thinking
Por que usar essa metodologia?
- O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
- Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
- As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.
Você sabia?
É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.
A selfie é uma forma de autorretrato que se popularizou com a evolução dos smartphones e das redes sociais. A ideia deste trabalho é explorar a temática do autorretrato e da selfie, discutindo a sua relação com a arte e a cultura contemporânea. A proposta é que os alunos criem um autorretrato em forma de selfie, utilizando apenas recursos analógicos.
Etapa 1 - Apresentação do tema: Autorretrato - Selfie
Professor, inicie a aula apresentando à turma o tema “Autorretrato e Selfie”. Você pode partir de perguntas disparadoras, que mobilizem conhecimentos prévios dos estudantes e, a partir disso, mediar as informações compartilhadas, como: “O que é autorretrato e o que é selfie? Quais as semelhanças e diferenças entre eles?”. Outra possibilidade é apresentar autorretratos de artistas, como Frida Kahlo, Rembrandt e Van Gogh, e perguntar quais as semelhanças entre eles e as selfies.Etapa 2 - Mapa de empatia
Para esse momento, a ideia é que os estudantes possam analisar algumas selfies e construir um mapa de empatia, respondendo perguntas, como: "O que essa pessoa pensa e sente?","O que esse estudante vê?". O objetivo é que os estudantes se coloquem no lugar de outra pessoa e compreendam como a selfie pode ser uma forma de expressão.Etapa 3 - Criação do autorretrato em forma de selfie
Organize a turma em grupos, se possível em formato de círculo, e entregue papel A3, lápis, caneta, tinta e demais materiais analógicos. Oriente que elaborem um autorretrato em formato de selfie, ou seja, que retratem a si mesmo como se tivessem se fotografado. O objetivo é que eles experimentem diferentes técnicas e materiais, explorando a sua criatividade.Etapa 4 - Discussão em grupo
Ao finalizarem, oriente que os estudantes troquem de grupo para que possam apresentar suas produções e, a partir disso, discutir sobre as escolhas feitas em relação à composição, cores, traços, etc.O objetivo é que os aprendam a dar e receber feedbacks construtivos.Etapa 5 - Exposição dos trabalhos
Que tal uma exposição das obras? Professor, encorajamos que você dialogue com a equipe pedagógica da escola, possibilitando que haja um momento que os estudantes possam compartilhar suas produções com colegas de outras turmas e comunidade escolar. O objetivo évalorizar o trabalho realizado e incentivar outras pessoas a tentarem a atividade.
Etapa 6 - Avaliação
Professor, avalie o trabalho da turma levando em consideração os seguintes critérios:- Criatividade;
- Coerência com o tema proposto;
- Técnica utilizada;
- Participação nas discussões em grupo.
Sugerimos fortemente que esse seja um momento dialogado e transparente.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos estudantes em pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço;
- Estimular a criatividade e a expressão pessoal dos estudantes;
- Desenvolver a capacidade dos estudantes em dar e receber feedbacks construtivos.
Critérios de avaliação
- Criatividade
- Coerência com o tema proposto
- Técnica utilizada
- Participação nas discussões em grupo
Ações do professor
- Apresentar o tema e explicar a diferença entre autorretrato e selfie.
- Orientar os estudantes na criação do mapa de empatia.
- Acompanhar a pesquisa dos estudantes e fornecer referências.
- Estimular a criatividade e a expressão pessoal dos estudantes.
- Mediar as discussões em grupo e fornecer feedbacks construtivos.
Ações do aluno
- Criar o mapa de empatia.
- Realizar a pesquisa sobre autorretratos.
- Criar o autorretrato em forma de selfie.
- Participar das discussões em grupo.
- Compartilhar o seu trabalho com os colegas e com a comunidade escolar.