Aula sobre Autorretrato Selfie
Metodologia ativa - Ensino Híbrido
Por que usar essa metodologia?
- Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
- Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
- O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
- Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.
O autorretrato é uma forma de arte que existe há séculos, mas, com a popularização da fotografia e das redes sociais, a selfie se tornou uma forma moderna de autorretrato. Nesta aula, os alunos aprenderão sobre a história do autorretrato e como a selfie se encaixa nessa tradição. Eles também criarão seus próprios autorretratos em forma de selfie e aprenderão a analisar diferentes estilos visuais. A metodologia utilizada será o _Ensino_ _h__íbrido_, em que os alunos terão a oportunidade de trabalhar individualmente e em grupo, tanto em sala de aula quanto em casa.
Etapa 1 - Check-in
Entregue aos alunos um modelo de template de registro de aprendizagem. Peça que os alunos façam uma pesquisa rápida em casa sobre a história do autorretrato e compartilhem ideias e impressões no template entregue.Etapa 2 - Apresentação dos exemplos
Na sala de aula, apresente exemplos de autorretratos, incluindo obras clássicas e selfies modernas. Convide os alunos a discutir as semelhanças e diferenças entre eles.Etapa 3 - Experimentando diferentes estilos visuais
Oriente os alunos na criação de diferentes selfies usando diferentes estilos visuais, como preto e branco, sépia, filtro de desenho animado, entre outros.Etapa 4 - Discussão em grupo
Reúna os alunos em grupo para discutir sobre as selfies que criaram e como diferentes estilos visuais podem transmitir diferentes emoções e mensagens.Etapa 5 - Check-out
Peça que os alunos registrem em seus templates de registro de aprendizagem o que aprenderam nesta atividade e como aplicarão esse conhecimento em suas próprias selfies.Etapa 6 - Tarefa de casa (opcional)
Oriente os alunos na criação de uma selfie em casa usando um estilo visual específico e compartilhá-la com a turma na próxima aula.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em pesquisar e analisar diferentes estilos visuais.
- Estimular a criatividade e a expressão pessoal dos alunos.
- Promover a discussão em grupo e o trabalho colaborativo.
Critérios de avaliação
- Participação ativa nas discussões em grupo.
- Criação de selfies que demonstrem compreensão dos diferentes estilos visuais.
- Registro completo e reflexivo no template de registro de aprendizagem.
Ações do professor
- Apresentar exemplos práticos e didáticos sobre o tema.
- Estimular a participação ativa dos alunos nas discussões em grupo.
- Fornecer feedback individualizado sobre as selfies criadas pelos alunos.
Ações do aluno
- Realizar a pesquisa sobre a história do autorretrato.
- Criar diferentes selfies usando diferentes estilos visuais.
- Participar ativamente das discussões em grupo e registrar suas reflexões no template de registro de aprendizagem.