Aula sobre Autorretrato Selfie

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


O autorretrato é um gênero artístico que existe há séculos e tem sido utilizado por artistas para expressar sua identidade e personalidade. Com a popularização das selfies, a forma como as pessoas se retratam mudou e se tornou mais acessível. Nesta aula, os estudantes irão explorar a história do autorretrato e como ele se relaciona com as selfies de hoje em dia.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Professor, apresente o tema da aula e inicie uma roda de conversa, pedindo para que os estudantes compartilhem suas experiências com selfies e autorretratos. Em seguida, o explique a diferença entre os dois conceitos e como eles se relacionam.

  2. Etapa 2 - Estudo de Caso

    Em seguida, apresente alguns autorretratos de Van Gogh e Frida Kahlo e peça para que os estudantes, em grupos de até 5 pessoas, analisem, realizando inferências sobre quem são essas pessoas e alguns traços de suas personalidades, além de qual é o estilo e as técnicas utilizadas nas obras.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Após a análise, oriente que os estudantes pesquisem sobre a vida dos artistas cujas obras foram analisadas, o ano em que elas foram produzidas e relatem como alguns acontecimentos podem ter impactado na forma como os artistas retratam a si mesmos.

  4. Etapa 4 - Apresentação e Discussão

    Professor, organize a sala em formato de “U” e oriente que cada grupo escolha um representante para apresentar as principais ideias debatidas. Em seguida, proponha uma discussão sobre as semelhanças e diferenças notadas nas interpretações de cada equipe.

  5. Etapa 5 - Reflexão

    Como reflexão final, sugerimos que mantenha a turma organizada em formato de “U” e proponha uma roda de conversa reflexiva sobre a relação entre os autorretratos e as selfies, e como a tecnologia mudou a forma como nos retratamos.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Professor, conclua a aula, destacando a importância do autorretrato como forma de expressão e como ele se relaciona com as selfies de hoje em dia.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de pesquisa e análise de diferentes estilos visuais;
  • Contextualizar obras de arte no tempo e no espaço;
  • Refletir sobre a relação entre a tecnologia e a arte.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas discussões em grupo;
  • Habilidade de pesquisa e riqueza das informações compartilhadas;
  • Habilidade de análise e interpretação de uma obra.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da aula e conduzir as discussões em grupo;
  • Apresentar exemplos de artistas que produziram autorretratos;
  • Conduzir a reflexão sobre a relação entre a tecnologia e a arte.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre os artistas que produziram os autorretratos;
  • Relacionar a vida do artista com a sua representação artística;
  • Trabalhar em equipe e estabelecer diálogos respeitosos, valorizando a escuta ativa.