Aula sobre Autorretrato Selfie
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
O tema desta aula é autorretrato - selfie, que será trabalhado com a metodologia ativa _Sala de_ _a__ula_ _i__nvertida_. O autorretrato é uma forma de arte em que o artista cria uma imagem de si. Com o avanço da tecnologia, a selfie se tornou uma forma popular de autorretrato. Na aula, os alunos vão pesquisar e analisar diferentes estilos visuais de autorretrato, contextualizando-os no tempo e no espaço. Eles também vão criar um mapa conceitual, que ajudará a organizar e desenvolver o tema e seus subtópicos.
Etapa 1 - Introdução
Introduza o tema e explique a metodologia ativa _Sala de_ _a__ula_ _i__nvertida_. Em seguida, mostre exemplos de autorretratos famosos e explique como a selfie se tornou uma forma popular de autorretrato. Também explique o objetivo da aula, que é desenvolver a habilidade dos alunos em pesquisar e analisar diferentes estilos visuais de autorretrato, contextualizando-os no tempo e no espaço.Etapa 2 - Pesquisa
Peça que os alunos pesquisem sobre diferentes estilos visuais de autorretrato e criem um mapa conceitual, contendo uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Eles podem usar livros, revistas, sites ou outras fontes disponíveis.Etapa 3 - Discussão em grupo
Reúna os alunos em grupos para discutir suas pesquisas e compartilhar suas ideias na crialçai do mapa conceitual. Eles vão debater sobre as semelhanças e diferenças entre os diferentes estilos visuais de autorretrato e contextualizá-los no tempo e no espaço.Etapa 4 - Criação do autorretrato
Os alunos vão criar seu próprio autorretrato, usando a técnica de selfie ou outra técnica de sua escolha. Eles vão se inspirar nos estilos visuais que pesquisaram e contextualizar seu autorretrato no tempo e no espaço.Etapa 5 - Apresentação dos autorretratos
Os alunos vão apresentar seus autorretratos para a turma e explicar como contextualizaram seu trabalho no tempo e no espaço. Eles também vão compartilhar suas reflexões sobre o processo de criação e sobre o que aprenderam na aula. Incentive a participação de todos.Etapa 6 - Discussão final
Conduza uma discussão final sobre o tema e a metodologia utilizada. Pergunte aos alunos o que aprenderam na aula e como poderiam aplicar esses conhecimentos em sua vida cotidiana.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em pesquisar e analisar diferentes estilos visuais de autorretrato, contextualizando-os no tempo e no espaço.
- Estimular a criatividade e a expressão pessoal dos alunos.
- Promover o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.
Critérios de avaliação
- Capacidade dos alunos em pesquisar e analisar diferentes estilos visuais de autorretrato, contextualizando-os no tempo e no espaço.
- Qualidade do autorretrato criado pelos alunos.
- Participação dos alunos nas discussões em grupo e na apresentação final.
Ações do professor
- Apresentar exemplos de autorretratos famosos.
- Explicar a metodologia ativa _Sala de_ _a__ula_ _i__nvertida_.
- Conduzir as discussões em grupo e a discussão final.
- Dar feedback aos alunos sobre seus trabalhos.
- Estimular a criatividade e a expressão pessoal dos alunos.
Ações do aluno
- Pesquisar sobre diferentes estilos visuais de autorretrato.
- Criar um mapa conceitual, contendo uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos.
- Criar um autorretrato, contextualizando-o no tempo e no espaço.
- Participar das discussões em grupo e da apresentação final.
- Refletir sobre o processo de criação e sobre o que aprenderam na aula.