Aula sobre Bacia Hidrografica Do Rio Amazonas

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


A bacia hidrográfica do rio Amazonas é a maior do mundo, abrangendo uma área de mais de 7 milhões de km², e é fundamental para a sobrevivência de milhões de pessoas e espécies animais e vegetais. Nesta aula, os alunos serão desafiados a aplicar a metodologia Design Sprint para desenvolver um modelo que os ajude a entender a importância da bacia hidrográfica do rio Amazonas, bem como os desafios relacionados à sua gestão e comercialização. Serão apresentados exemplos práticos e didáticos sobre o tema, que podem ser encontrados no cotidiano dos estudantes, como a importância da água para a agricultura, a geração de energia elétrica e a preservação da biodiversidade.

  1. Etapa 1 - Entender

    Inicie a aula apresentando a bacia hidrográfica do rio Amazonas e sua importância para a América Latina.

  2. Etapa 2 - Divisão em grupos

    Divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos. Eles deverão pesquisar sobre a história, a geografia e a biodiversidade da região, bem como os principais desafios relacionados à gestão e comercialização da água. Após, devem registrar as informações em um documento compartilhado, que será utilizado nas próximas etapas.

  3. Etapa 3 - Esboçar

    Cada grupo deverá escolher um desafio relacionado à gestão e comercialização da água na bacia hidrográfica do rio Amazonas e propor uma solução para o problema. Eles deverão criar um esboço da solução e apresentar para a turma.

  4. Etapa 4 - Decidir

    A turma discutirá as soluções apresentadas pelos grupos e escolherá a solução mais viável e sustentável para o desafio proposto. Eles deverão registrar a decisão em um documento compartilhado.

  5. Etapa 5 - Prototipar

    Com base na solução escolhida, os grupos deverão criar um protótipo da solução. Eles podem usar materiais como papel, cartolina, tesoura, cola, entre outros, para criar um modelo que represente a solução proposta.

  6. Etapa 6 - Testar

    Cada grupo apresentará seu protótipo para a turma, explicando como ele funciona e como pode ser aplicado na gestão e comercialização da água na bacia hidrográfica do rio Amazonas.

  7. Etapa 7 - Discussão

    Ao final das apresentações, a turma discutirá as soluções apresentadas pelos grupos e avaliará a viabilidade e a sustentabilidade de cada uma delas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise crítica sobre a importância dos principais recursos hídricos da América Latina.
  • Estimular a criatividade e a inovação na busca por soluções sustentáveis para os desafios relacionados à gestão e comercialização da água.
  • Promover a colaboração e a cooperação entre os alunos, por meio do trabalho em grupo e da troca de ideias e informações.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa e colaborativa nas atividades em grupo.
  • Qualidade da pesquisa realizada sobre a bacia hidrográfica do rio Amazonas e os desafios relacionados à gestão e comercialização da água.
  • Viabilidade e sustentabilidade da solução proposta para o desafio escolhido.
  • Qualidade do protótipo criado para representar a solução proposta.
  • Capacidade de argumentação e persuasão na apresentação da solução e do protótipo para a turma.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e os objetivos da aula.
  • Dividir a turma em grupos e orientá-los na realização das atividades.
  • Estimular a participação ativa e colaborativa nas atividades em grupo.
  • Avaliar o desempenho dos alunos e fornecer feedbacks construtivos.
  • Promover a reflexão sobre a importância da gestão e da conservação dos recursos hídricos na América Latina.

Ações do aluno

  • Realizar pesquisa sobre a bacia hidrográfica do rio Amazonas e os desafios relacionados à gestão e comercialização da água.
  • Propor uma solução sustentável para um dos desafios escolhidos.
  • Criar um protótipo para representar a solução proposta.
  • Apresentar a solução e o protótipo para a turma e argumentar sobre sua viabilidade e sustentabilidade.
  • Avaliar as soluções propostas pelos outros grupos e participar da discussão sobre sua viabilidade e sustentabilidade.