Aula sobre Bacia Hidrografica Do Rio Amazonas

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


A bacia hidrográfica do rio Amazonas é a maior do mundo, abrangendo nove países da América do Sul. Ela é responsável por cerca de 20% de toda a água doce do planeta e é também uma das regiões mais biodiversas do mundo, abrigando uma grande variedade de espécies de animais e plantas. No entanto, a gestão da água na região ainda é um desafio, com conflitos entre os países e comunidades locais. Nesta aula, os alunos irão utilizar a metodologia ativa Design Thinking para criar um mapa de empatia sobre a bacia do rio Amazonas, analisando as necessidades e desafios da região.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Faça uma breve introdução sobre a bacia hidrográfica do rio Amazonas, explicando sua importância e desafios. Os alunos farão uma roda de conversa para compartilhar seus conhecimentos prévios sobre o assunto.

  2. Etapa 2 - Divisão em grupos

    Divida a turma em grupos de 4 a 5 pessoas.

  3. Etapa 3 - Criação do mapa de empatia

    Os alunos irão trabalhar para criar um mapa de empatia sobre a bacia hidrográfica do rio Amazonas, pensando e refletindo em como se sentem, ouvem e pensam questões como a importância ambiental dessa bacia hidrográfica e o seu uso predatório.

  4. Etapa 4 - Discussão

    Cada grupo irá apresentar seu mapa de empatia para a turma, explicando as necessidades e desafios identificados na bacia do rio Amazonas.

  5. Etapa 5 - Criando soluções

    A turma irá discutir as necessidades e desafios identificados pelos grupos, buscando soluções e possíveis caminhos para a gestão da água na região.

  6. Etapa 6 - Apresentação das soluções

    Cada grupo vai apresentar sua solução para a turma. Os alunos devem explicar como a solução funciona e como ela pode ajudar a entender as necessidades e desafios na gestão das águas da bacia do rio Amazonas.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre a aula, reforçando a importância da análise da bacia hidrográfica do rio Amazonas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar a importância dos principais recursos hídricos da América Latina.
  • Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos na criação do mapa de empatia.
  • Promover a reflexão crítica sobre os desafios da gestão da água na bacia hidrográfica do rio Amazonas.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na criação do mapa de empatia.
  • Identificação clara das necessidades e desafios da bacia hidrográfica do rio Amazonas.
  • Participação construtiva na discussão em grupo sobre soluções para a gestão da água na região.

Ações do professor

  • Apresentar de forma clara e objetiva a metodologia Design Thinking.
  • Auxiliar os alunos na criação do mapa de empatia.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na discussão em grupo.

Ações do aluno

  • Trabalhar em grupo na criação do mapa de empatia.
  • Participar ativamente da discussão em grupo sobre as necessidades e desafios da bacia hidrográfica do rio Amazonas.
  • Propor soluções e possíveis caminhos para a gestão da água na região.