Aula sobre Bacia Hidrografica Do Rio Amazonas

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


A bacia hidrográfica do rio Amazonas é uma das maiores do mundo, possui uma área de aproximadamente 7 milhões de km², abrangendo nove países da América do Sul. É uma região de grande importância para a biodiversidade, o clima e a economia do continente. Nesta aula, vamos trabalhar com a metodologia ativa Gamificação, visando desenvolver a habilidade dos alunos em analisar a importância dos principais recursos hídricos da América Latina e discutir os desafios relacionados à gestão e comercialização da água.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e contextualize a bacia hidrográfica do rio Amazonas, seus principais rios e afluentes, sua importância para a biodiversidade, o clima e a economia da América do Sul.

  2. Etapa 2 - Divisão da turma em grupos

    Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas e cada grupo receberá um conjunto de materiais para criar o jogo de tabuleiro.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Os alunos irão pesquisar sobre os principais rios e afluentes da bacia hidrográfica do rio Amazonas, a fauna e a flora da região, a importância da região para a economia e a cultura dos países que a compõem. Cada grupo deverá criar 10 perguntas e 10 ações para o jogo de tabuleiro.

  4. Etapa 4 - Criação do jogo

    Cada grupo cria um jogo de tabuleiro, utilizando os materiais fornecidos pelo professor e as perguntas e ações criadas na etapa anterior.

  5. Etapa 5 - Hora do jogo

    Os alunos irão jogar o jogo de tabuleiro criado por eles mesmos. Cada grupo deve jogar o jogo do outro, fazendo as perguntas e realizando as ações propostas.

  6. Etapa 6 - Discussão

    Após o término dos jogos, os alunos irão discutir sobre as questões abordadas, a importância da bacia hidrográfica do rio Amazonas para a América Latina e os desafios relacionados à gestão e comercialização da água na região.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Conclua a aula reforçando os principais pontos abordados durante a atividade e incentivando os alunos a continuarem pesquisando sobre o tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar a importância dos principais recursos hídricos da América Latina.
  • Estimular a criatividade e a originalidade na criação do jogo de tabuleiro.
  • Incentivar a participação ativa dos alunos na pesquisa e na discussão sobre o tema.
  • Desenvolver a habilidade em trabalhar em equipe.
  • Discutir os desafios relacionados à gestão e comercialização da água na região da bacia hidrográfica do rio Amazonas.

Critérios de avaliação

  • Criatividade e originalidade na criação do jogo de tabuleiro.
  • Qualidade das perguntas e ações incluídas no jogo.
  • Participação ativa dos alunos na pesquisa, criação do jogo e discussão final.
  • Coerência e clareza na apresentação das informações sobre a bacia hidrográfica do rio Amazonas.
  • Capacidade em relacionar o tema com o cotidiano e a realidade dos países da América Latina.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizar a bacia hidrográfica do rio Amazonas.
  • Dividir os alunos em grupos e fornecer os materiais necessários para a criação do jogo de tabuleiro.
  • Auxiliar os alunos na pesquisa, criação do jogo e discussão final.
  • Avaliar o jogo de tabuleiro.
  • Concluir a aula e reforçar os principais pontos abordados durante a atividade.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre os principais rios e afluentes da bacia hidrográfica do rio Amazonas, a fauna e a flora da região, a importância da região para a economia e a cultura dos países que a compõem.
  • Criar perguntas e ações para o jogo de tabuleiro.
  • Criar o jogo de tabuleiro, seguindo as instruções do professor.
  • Jogar o jogo de tabuleiro criado pelos outros grupos.
  • Discutir sobre as questões abordadas no jogo e os desafios relacionados à gestão e comercialização da água na região.