Aula sobre Bacia Hidrografica Do Rio Amazonas

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


A bacia hidrográfica do rio Amazonas é a maior do mundo, com mais de 7 milhões de km², abrangendo nove países da América do Sul. Essa região é de extrema importância para a biodiversidade e para a economia da região, com a pesca, a navegação e a hidrelétrica sendo as principais atividades econômicas. No entanto, a gestão dos recursos hídricos é um desafio, e a comercialização da água é um tema controverso. Nesta aula, utilizaremos a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC) para analisar a importância dos principais recursos hídricos da América Latina e discutir os desafios relacionados à gestão e comercialização da água.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e os objetivos da aula, explicando que a atividade será realizada em formato de debate crítico.

  2. Etapa 2 - Divisão da turma em grupos

    Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas, e cada grupo receberá um subtópico relacionado ao tema para pesquisar e debater.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Os grupos farão a pesquisa sobre o subtópico escolhido. Para isso, disponibilize materiais de pesquisa, como textos, vídeos e imagens, e oriente os alunos sobre como buscar informações confiáveis na internet.

  4. Etapa 4 - Preparação dos argumentos

    Os grupos prepararam seus argumentos sobre o tema que será discutido.

  5. Etapa 5 - Debate

    Cada grupo apresenta seus argumentos e responde às perguntas dos outros grupos.

  6. Etapa 6 - Avaliação por rubrica

    Os grupos criam um modelo de avaliação por rubrica para avaliar o desempenho dos colegas.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma breve síntese dos principais pontos discutidos no debate e incentive os alunos a refletirem sobre o que aprenderam na aula.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar a importância dos principais recursos hídricos da América Latina.
  • Estimular o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.
  • Incentivar a pesquisa e a busca por informações confiáveis na internet.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em argumentar e debater de forma crítica.
  • Promover a reflexão sobre os desafios relacionados à gestão e comercialização da água na América Latina.

Critérios de avaliação

  • Participação no debate e apresentação dos argumentos.
  • Qualidade da pesquisa e dos materiais utilizados.
  • Coerência e consistência dos argumentos apresentados.
  • Capacidade de responder às perguntas dos outros grupos.
  • Colaboração e trabalho em equipe.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na pesquisa e na busca por informações confiáveis na internet.
  • Mediar o debate e estimular a discussão crítica.
  • Explicar o funcionamento da avaliação por rubrica e orientar os alunos na elaboração dos critérios.
  • Estimular a reflexão sobre os desafios relacionados à gestão e comercialização da água na América Latina.
  • Fazer uma síntese dos principais pontos discutidos no debate e incentivar a reflexão sobre o que foi aprendido na aula.

Ações do aluno

  • Pesquisar e preparar argumentos sobre o subtópico atribuído ao grupo.
  • Participar do debate e apresentar os argumentos de forma clara e coerente.
  • Responder às perguntas dos outros grupos de forma crítica e fundamentada.
  • Colaborar com os demais membros do grupo e trabalhar em equipe.
  • Elaborar o modelo de avaliação por rubrica e avaliar os outros grupos.