Aula sobre Bacia Hidrografica Do Rio Amazonas
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
A bacia hidrográfica do rio Amazonas é uma das maiores do mundo, abrangendo 7 países da América do Sul. Ela é responsável por grande parte da biodiversidade da região e é essencial para a manutenção do clima global. Nesta aula, vamos entender a importância da bacia do rio Amazonas para a América Latina e discutir os desafios relacionados à gestão e comercialização da água.
Etapa 1 - Introdução
O professor deve apresentar o tema e contextualizar a importância da bacia hidrográfica do rio Amazonas para a América Latina.Etapa 2 - Divisão em grupos
Divida a turma em grupos de até 6 pessoas.Etapa 3 - Estação 1 - Vídeo explicativo
Os alunos assistirão a um vídeo explicativo sobre a bacia hidrográfica do rio Amazonas e responderão a algumas perguntas sobre o conteúdo apresentado.Etapa 4 - Estação 2 - Debate
Os alunos participarão de um debate sobre a gestão e comercialização da água na América Latina, utilizando como exemplo a bacia hidrográfica do rio Amazonas. O professor deve fornecer algumas perguntas para guiar o debate.Etapa 5 - Estação 3 - Mapa interativo
Os alunos utilizarão um mapa interativo para identificar os países que fazem parte da bacia hidrográfica do rio Amazonas e suas principais características.Etapa 6 - Síntese
Faça uma síntese das informações adquiridas pelos alunos.Etapa 7 - Conclusão
Conduza uma discussão final sobre o tema, ressaltando as principais informações e reflexões apresentadas nas estações.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de análise dos alunos sobre a importância dos recursos hídricos da América Latina.
- Estimular o debate e a troca de ideias sobre a gestão e comercialização da água.
- Utilizar a metodologia ativa Rotação por estações para promover a participação ativa dos alunos nas atividades.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
- Compreensão dos alunos sobre a importância da bacia hidrográfica do rio Amazonas para a América Latina.
- Capacidade dos alunos em identificar os países que fazem parte da bacia hidrográfica do rio Amazonas e suas principais características.
Ações do professor
- Apresentar o tema e contextualizar a importância da bacia hidrográfica do rio Amazonas para a América Latina.
- Fornecer perguntas para guiar o debate na estação 2.
- Conduzir a discussão final sobre o tema.
Ações do aluno
- Assistir ao vídeo explicativo e responder às perguntas na estação 1.
- Participar ativamente do debate na estação 2.
- Utilizar o mapa interativo para identificar os países que fazem parte da bacia hidrográfica do rio Amazonas e suas principais características na estação 3.