Aula sobre Bacia Hidrografica Do Rio Amazonas

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


A bacia hidrográfica do rio Amazonas é uma das maiores do mundo, abrangendo 7 países da América do Sul. Ela é responsável por grande parte da biodiversidade da região e é essencial para a manutenção do clima global. Nesta aula, vamos entender a importância da bacia do rio Amazonas para a América Latina e discutir os desafios relacionados à gestão e comercialização da água.

  1. Etapa 1 - Introdução

    O professor deve apresentar o tema e contextualizar a importância da bacia hidrográfica do rio Amazonas para a América Latina.

  2. Etapa 2 - Divisão em grupos

    Divida a turma em grupos de até 6 pessoas.

  3. Etapa 3 - Estação 1 - Vídeo explicativo

    Os alunos assistirão a um vídeo explicativo sobre a bacia hidrográfica do rio Amazonas e responderão a algumas perguntas sobre o conteúdo apresentado.

  4. Etapa 4 - Estação 2 - Debate

    Os alunos participarão de um debate sobre a gestão e comercialização da água na América Latina, utilizando como exemplo a bacia hidrográfica do rio Amazonas. O professor deve fornecer algumas perguntas para guiar o debate.

  5. Etapa 5 - Estação 3 - Mapa interativo

    Os alunos utilizarão um mapa interativo para identificar os países que fazem parte da bacia hidrográfica do rio Amazonas e suas principais características.

  6. Etapa 6 - Síntese

    Faça uma síntese das informações adquiridas pelos alunos.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Conduza uma discussão final sobre o tema, ressaltando as principais informações e reflexões apresentadas nas estações.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise dos alunos sobre a importância dos recursos hídricos da América Latina.
  • Estimular o debate e a troca de ideias sobre a gestão e comercialização da água.
  • Utilizar a metodologia ativa Rotação por estações para promover a participação ativa dos alunos nas atividades.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Compreensão dos alunos sobre a importância da bacia hidrográfica do rio Amazonas para a América Latina.
  • Capacidade dos alunos em identificar os países que fazem parte da bacia hidrográfica do rio Amazonas e suas principais características.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizar a importância da bacia hidrográfica do rio Amazonas para a América Latina.
  • Fornecer perguntas para guiar o debate na estação 2.
  • Conduzir a discussão final sobre o tema.

Ações do aluno

  • Assistir ao vídeo explicativo e responder às perguntas na estação 1.
  • Participar ativamente do debate na estação 2.
  • Utilizar o mapa interativo para identificar os países que fazem parte da bacia hidrográfica do rio Amazonas e suas principais características na estação 3.