Aula sobre Bacia Hidrografica Do Rio Amazonas
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
A bacia hidrográfica do rio Amazonas é a maior do mundo, com uma extensão de 6,1 milhões de km², abrangendo nove países da América do Sul. Ela é responsável por cerca de 20% da água doce do planeta e é um importante recurso natural para a vida de milhões de pessoas. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre a importância da bacia hidrográfica do rio Amazonas, seus principais rios, afluentes e desafios relacionados à gestão e comercialização da água. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em analisar a importância dos principais recursos hídricos da América Latina e discutir os desafios relacionados à gestão e comercialização da água.
Etapa 1 - Introdução
Apresente bacia hidrográfica do rio Amazonas, sua extensão, principais rios e afluentes, e sua importância para a vida das pessoas. Os alunos poderão fazer perguntas e tirar dúvidas sobre o tema.Etapa 2 - Pré-aula
Os alunos irão assistir a uma vídeo aula sobre a bacia hidrográfica do rio Amazonas, seus principais rios e afluentes, e desafios relacionados à gestão e comercialização da água.Etapa 3 - Divisão da turma em grupos
Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas.Etapa 4 - Discussão
Cada grupo irá discutir sobre o tema da aula, utilizando o modelo de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade. Cada grupo deve apresentar suas conclusões para a turma.Etapa 5 - Atividade prática
Os alunos irão realizar uma atividade prática para simular a gestão da bacia hidrográfica do rio Amazonas, considerando os desafios apresentados na aula. Eles devem propor soluções para a gestão da água na região.Etapa 6 - Apresentação dos resultados
Cada grupo apresentará suas soluções para a gestão da água na bacia hidrográfica do rio Amazonas. Os alunos poderão fazer perguntas e tirar dúvidas sobre as soluções apresentadas.Etapa 7 - Conclusão
Faça uma conclusão sobre a aula, reforçando a importância da bacia hidrográfica do rio Amazonas e dos recursos hídricos da América Latina.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar a importância dos principais recursos hídricos da América Latina.
- Discutir os desafios relacionados à gestão e comercialização da água na bacia hidrográfica do rio Amazonas.
- Utilizar a metodologia ativa Sala de Aula Invertida para envolver os alunos na aprendizagem.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos nas discussões em grupo.
- Qualidade das soluções propostas para a gestão da água na bacia hidrográfica do rio Amazonas.
- Utilização correta do modelo de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.
Ações do professor
- Apresentar a bacia hidrográfica do rio Amazonas e seus principais rios e afluentes.
- Utilizar a metodologia ativa Sala de Aula Invertida para envolver os alunos na aprendizagem.
- Propor uma atividade prática para simular a gestão da água na bacia hidrográfica do rio Amazonas.
Ações do aluno
- Assistir a vídeo aula sobre a bacia hidrográfica do rio Amazonas.
- Discutir em grupo sobre o tema da aula, utilizando o modelo de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.
- Propor soluções para a gestão da água na bacia hidrográfica do rio Amazonas na atividade prática.