Aula sobre Bacias Hidrograficas Caracteristicas

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


As bacias hidrográficas são áreas que abrangem toda a extensão de um rio principal e seus afluentes, onde a água flui para o mesmo destino. Esse tema é de extrema importância para entendermos como a água é distribuída em nosso planeta e como ela é utilizada em nosso cotidiano. A ideia é que os alunos possam trabalhar de forma colaborativa, criativa e autônoma, desenvolvendo habilidades em diversas áreas, como a escrita, a leitura, a pesquisa, a criatividade e a expressão artística.

A atividade será desenvolvida em 7 etapas:


  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Inicie a atividade apresentando o tema "Bacias hidrográficas: características" e seus principais conceitos. É importante que os alunos entendam a importância das bacias hidrográficas para a distribuição da água em nosso planeta e como elas influenciam em nossas vidas.

  2. Etapa 2 - Divisão dos grupos

    Os alunos devem ser divididos em grupos de quatro pessoas. Cada grupo receberá um papel A4 dividido em oito partes para criar a fanzine.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Os alunos devem pesquisar sobre as principais bacias hidrográficas da América Latina, como o Aquífero Guarani, as bacias do rio da Prata, do Amazonas e do Orinoco, além dos sistemas de nuvens na Amazônia e nos Andes. Eles devem buscar informações sobre as características de cada bacia, como a extensão, a quantidade de água, a biodiversidade, a importância para a economia, entre outros aspectos relevantes.

  4. Etapa 4 - Criação do fanzine

    Com as informações coletadas, os alunos devem criar a fanzine em grupo, dividindo as informações em oito partes. Eles devem utilizar imagens, gráficos e outros recursos visuais para tornar a leitura mais agradável e compreensível.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos fanzines

    Cada grupo deve apresentar seu fanzine para a turma, explicando as informações contidas em cada parte e os recursos utilizados para tornar a leitura mais interessante.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Ao final das apresentações, conduza uma discussão em grupo sobre a importância dos recursos hídricos da América Latina e os desafios relacionados à gestão e comercialização da água.

  7. Etapa 7 - Reflexão individual

    Os alunos devem fazer uma reflexão individual sobre o tema, destacando o que aprenderam e como isso pode ser aplicado em suas vidas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de pesquisa e escrita
  • Estimular a criatividade e a expressão artística dos alunos
  • Desenvolver habilidades de trabalho em equipe e colaboração
  • Promover a reflexão crítica sobre a importância dos recursos hídricos e os desafios relacionados à gestão e comercialização da água

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na pesquisa e criação do fanzine
  • Qualidade do fanzine, com informações claras e recursos visuais adequados
  • Participação na apresentação do fanzine e na discussão em grupo
  • Reflexão individual sobre o tema

Ações do professor

  • Apresentar o tema e os conceitos principais
  • Dividir os alunos em grupos
  • Orientar a pesquisa e a criação do fanzine
  • Conduzir a discussão em grupo
  • Avaliar o desempenho dos alunos

Ações do aluno

  • Participar ativamente da pesquisa e criação do fanzine
  • Trabalhar em equipe e colaborar com os colegas
  • Apresentar a fanzine para a turma e participar da discussão em grupo
  • Fazer uma reflexão individual sobre o tema