Aula sobre Bacias Hidrograficas Caracteristicas
Metodologia ativa - Design Sprint
Por que usar essa metodologia?
- O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
- O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.
Você sabia?
O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.
Bacias hidrográficas são áreas de drenagem de água, ou seja, regiões onde a água flui naturalmente por rios, córregos e outros cursos d'água. O estudo das bacias hidrográficas é importante para entendermos como a água se movimenta na natureza e como ela é distribuída pelo planeta. Além disso, é fundamental para a gestão e conservação dos recursos hídricos, já que a água é um recurso finito e essencial para a vida.
A atividade será desenvolvida em 5 etapas:
Etapa 1 - Entender
Inicie a atividade explicando o que são bacias hidrográficas e sua importância para a gestão e conservação dos recursos hídricos. Em seguida, os alunos devem pesquisar sobre as principais bacias hidrográficas da América Latina, destacando suas características e importância para a região.Etapa 2 - Esboçar
Os alunos devem criar um mapa mental com as informações coletadas na etapa anterior. O mapa deve conter os nomes das bacias hidrográficas, suas características e a importância para a região. Oriente os alunos na criação do mapa, incentivando a criatividade e a organização das informações.Etapa 3 - Decidir
Os alunos devem escolher uma bacia hidrográfica para aprofundar o estudo. Oriente os alunos na escolha da bacia, considerando a disponibilidade de informações e a relevância para a região.Etapa 4 - Prototipar
Os alunos devem criar um infográfico sobre a bacia hidrográfica escolhida. O infográfico deve conter informações sobre a localização, extensão, principais rios e afluentes, características do clima e da vegetação, além da importância para a região. Oriente os alunos na criação do infográfico, fornecendo exemplos e dicas de como organizar as informações.Etapa 5 - Testar
Os alunos devem apresentar seus infográficos para a turma e discutir as principais características e importância da bacia hidrográfica escolhida. Incentive a participação de todos os alunos na discussão, promovendo um debate sobre a gestão e conservação dos recursos hídricos na região.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de análise e interpretação de informações sobre bacias hidrográficas.
- Estimular a criatividade e a organização de informações.
- Promover o debate sobre a gestão e conservação dos recursos hídricos na América Latina.
Critérios de avaliação
- Organização e clareza das informações apresentadas no mapa mental.
- Criatividade e qualidade do infográfico produzido.
- Participação e contribuição na discussão sobre a gestão e conservação dos recursos hídricos.
Ações do professor
- Orientar os alunos na escolha da bacia hidrográfica.
- Fornecer exemplos e dicas de como organizar as informações no infográfico.
- Incentivar a participação de todos os alunos na discussão.
Ações do aluno
- Pesquisar sobre as principais bacias hidrográficas da América Latina.
- Criar um mapa mental com as informações coletadas.
- Escolher uma bacia hidrográfica para aprofundar o estudo.
- Criar um infográfico sobre a bacia hidrográfica escolhida.
- Participar da discussão sobre a gestão e conservação dos recursos hídricos.