Aula sobre Bacias Hidrograficas Caracteristicas

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


Bacias hidrográficas são áreas de drenagem de água, ou seja, regiões onde a água flui naturalmente por rios, córregos e outros cursos d'água. O estudo das bacias hidrográficas é importante para entendermos como a água se movimenta na natureza e como ela é distribuída pelo planeta. Além disso, é fundamental para a gestão e conservação dos recursos hídricos, já que a água é um recurso finito e essencial para a vida.

A atividade será desenvolvida em 5 etapas:


  1. Etapa 1 - Entender

    Inicie a atividade explicando o que são bacias hidrográficas e sua importância para a gestão e conservação dos recursos hídricos. Em seguida, os alunos devem pesquisar sobre as principais bacias hidrográficas da América Latina, destacando suas características e importância para a região.

  2. Etapa 2 - Esboçar

    Os alunos devem criar um mapa mental com as informações coletadas na etapa anterior. O mapa deve conter os nomes das bacias hidrográficas, suas características e a importância para a região. Oriente os alunos na criação do mapa, incentivando a criatividade e a organização das informações.

  3. Etapa 3 - Decidir

    Os alunos devem escolher uma bacia hidrográfica para aprofundar o estudo. Oriente os alunos na escolha da bacia, considerando a disponibilidade de informações e a relevância para a região.

  4. Etapa 4 - Prototipar

    Os alunos devem criar um infográfico sobre a bacia hidrográfica escolhida. O infográfico deve conter informações sobre a localização, extensão, principais rios e afluentes, características do clima e da vegetação, além da importância para a região. Oriente os alunos na criação do infográfico, fornecendo exemplos e dicas de como organizar as informações.

  5. Etapa 5 - Testar

    Os alunos devem apresentar seus infográficos para a turma e discutir as principais características e importância da bacia hidrográfica escolhida. Incentive a participação de todos os alunos na discussão, promovendo um debate sobre a gestão e conservação dos recursos hídricos na região.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise e interpretação de informações sobre bacias hidrográficas.
  • Estimular a criatividade e a organização de informações.
  • Promover o debate sobre a gestão e conservação dos recursos hídricos na América Latina.

Critérios de avaliação

  • Organização e clareza das informações apresentadas no mapa mental.
  • Criatividade e qualidade do infográfico produzido.
  • Participação e contribuição na discussão sobre a gestão e conservação dos recursos hídricos.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na escolha da bacia hidrográfica.
  • Fornecer exemplos e dicas de como organizar as informações no infográfico.
  • Incentivar a participação de todos os alunos na discussão.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre as principais bacias hidrográficas da América Latina.
  • Criar um mapa mental com as informações coletadas.
  • Escolher uma bacia hidrográfica para aprofundar o estudo.
  • Criar um infográfico sobre a bacia hidrográfica escolhida.
  • Participar da discussão sobre a gestão e conservação dos recursos hídricos.