Aula sobre Bacias Hidrograficas Caracteristicas
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
As bacias hidrográficas são áreas de drenagem de um rio principal e seus afluentes. Elas são importantes para a manutenção da vida na Terra, pois fornecem água para consumo humano, agricultura, indústria e geração de energia elétrica. No Brasil, temos diversas bacias hidrográficas, como a Amazônica, a do São Francisco e a do Paraná. Nesta atividade, vamos aprender sobre as características das bacias hidrográficas e sua importância para a América Latina.
A atividade será desenvolvida em 7 etapas:
Etapa 1 - Apresentação do tema
Apresente o tema "Bacias hidrográficas: características" e explique a importância das bacias hidrográficas para a América Latina. Os alunos poderão fazer perguntas e tirar dúvidas sobre o assunto.Etapa 2 - Divisão dos grupos
Os alunos serão divididos em grupos de no máximo 5 pessoas. Cada grupo irá escolher um nome e um líder.Etapa 3 - Criação do jogo
Cada grupo irá criar um jogo de tabuleiro com 51 casas, sendo que a última casa será a chegada. Os alunos deverão criar um dado, pinos e cards de perguntas e ações relacionadas ao tema. As perguntas devem abordar os principais recursos hídricos da América Latina e os desafios relacionados à gestão e comercialização da água. As ações devem ser relacionadas ao tema e podem ser positivas ou negativas.Etapa 4 - Teste do jogo
Cada grupo irá testar o jogo dos outros grupos e dar sugestões de melhorias.Etapa 5 - Jogo
Os grupos irão jogar o jogo criado pelos outros grupos. O objetivo é chegar à última casa do tabuleiro respondendo corretamente às perguntas e realizando as ações de forma estratégica.Etapa 6 - Discussão
Após o jogo, conduza uma discussão sobre os principais recursos hídricos da América Latina e os desafios relacionados à gestão e comercialização da água. Os alunos poderão compartilhar suas opiniões e ideias sobre o tema.Etapa 7 - Avaliação
Avalie a participação dos alunos no jogo e na discussão, considerando os critérios de avaliação definidos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar a importância dos principais recursos hídricos da América Latina.
- Estimular a criatividade e o trabalho em grupo.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em discutir os desafios relacionados à gestão e comercialização da água.
Critérios de avaliação
- Participação no jogo.
- Respostas corretas às perguntas.
- Realização das ações de forma estratégica.
- Participação na discussão.
- Criatividade na criação do jogo.
Ações do professor
- Apresentar o tema e explicar a importância das bacias hidrográficas para a América Latina.
- Dividir os alunos em grupos e orientá-los na criação do jogo.
- Conduzir a discussão sobre os principais recursos hídricos da América Latina e os desafios relacionados à gestão e comercialização da água.
- Avaliar a participação dos alunos no jogo e na discussão.
- Dar feedback sobre o desempenho dos alunos.
Ações do aluno
- Criar um jogo de tabuleiro com perguntas e ações relacionadas ao tema.
- Jogar o jogo criado pelos outros grupos.
- Participar da discussão sobre os principais recursos hídricos da América Latina e os desafios relacionados à gestão e comercialização da água.
- Dar sugestões de melhorias para o jogo dos outros grupos.
- Trabalhar em grupo e ser criativo na criação do jogo.