Aula sobre Bacias Hidrograficas Caracteristicas

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


As bacias hidrográficas são importantes para a compreensão da distribuição da água no planeta e como ela é utilizada. No Brasil, temos diversas bacias hidrográficas, como a bacia do rio Amazonas, do rio Paraná e do rio São Francisco. É importante destacar que a gestão dos recursos hídricos é fundamental para garantir o abastecimento de água para a população e para as atividades econômicas. Nesta atividade, os alunos irão discutir a importância das principais bacias hidrográficas da América Latina e os desafios relacionados à gestão e comercialização da água.

A atividade será desenvolvida em 7 etapas:


  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da atividade e explique a metodologia da atividade. Os alunos serão divididos em grupos e cada grupo receberá um subtópico relacionado ao tema para desenvolver.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Os alunos irão realizar pesquisas sobre o subtópico que foi atribuído ao grupo. Eles poderão utilizar o livro didático, materiais disponíveis na internet, revistas, jornais, entre outros recursos.

  3. Etapa 3 - Criação do modelo de avaliação por rubrica

    Os grupos irão criar um modelo de avaliação por rubrica, contendo os critérios: Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para avaliar o desenvolvimento do tema e seus subtópicos.

  4. Etapa 4 - Debate

    Os grupos irão apresentar seus subtópicos e debater com os demais grupos. Cada grupo terá um tempo para apresentar suas ideias e argumentos. Os demais grupos poderão fazer perguntas e comentários sobre as apresentações.

  5. Etapa 5 - Conclusão

    Faça uma síntese dos principais pontos discutidos durante o debate e destacar a importância da gestão dos recursos hídricos.

  6. Etapa 6 - Avaliação

    Os alunos irão avaliar o desempenho dos colegas e do próprio grupo, utilizando o modelo de avaliação por rubrica criado na Etapa 3.

  7. Etapa 7 - Reflexão

    Os alunos irão refletir sobre a metodologia utilizada na atividade e como ela contribuiu para a aprendizagem do tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise crítica dos alunos sobre a importância das principais bacias hidrográficas da América Latina.
  • Estimular o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.
  • Desenvolver a habilidade de pesquisa e seleção de informações relevantes sobre o tema.

Critérios de avaliação

  • Participação no debate e apresentação de argumentos consistentes.
  • Utilização de fontes confiáveis na pesquisa.
  • Coerência entre as ideias apresentadas e o subtópico atribuído ao grupo.

Ações do professor

  • Explicar a metodologia da atividade.
  • Orientar os alunos na criação do modelo de avaliação por rubrica.
  • Estimular a participação de todos os alunos no debate.

Ações do aluno

  • Realizar pesquisas sobre o subtópico atribuído ao grupo.
  • Criar um modelo de avaliação por rubrica para avaliar o desempenho dos colegas.
  • Participar do debate e apresentar argumentos consistentes.