Aula sobre Bacias Hidrograficas Caracteristicas
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
As bacias hidrográficas são importantes para a compreensão da distribuição da água no planeta e como ela é utilizada. No Brasil, temos diversas bacias hidrográficas, como a bacia do rio Amazonas, do rio Paraná e do rio São Francisco. É importante destacar que a gestão dos recursos hídricos é fundamental para garantir o abastecimento de água para a população e para as atividades econômicas. Nesta atividade, os alunos irão discutir a importância das principais bacias hidrográficas da América Latina e os desafios relacionados à gestão e comercialização da água.
A atividade será desenvolvida em 7 etapas:
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema da atividade e explique a metodologia da atividade. Os alunos serão divididos em grupos e cada grupo receberá um subtópico relacionado ao tema para desenvolver.Etapa 2 - Pesquisa
Os alunos irão realizar pesquisas sobre o subtópico que foi atribuído ao grupo. Eles poderão utilizar o livro didático, materiais disponíveis na internet, revistas, jornais, entre outros recursos.Etapa 3 - Criação do modelo de avaliação por rubrica
Os grupos irão criar um modelo de avaliação por rubrica, contendo os critérios: Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para avaliar o desenvolvimento do tema e seus subtópicos.Etapa 4 - Debate
Os grupos irão apresentar seus subtópicos e debater com os demais grupos. Cada grupo terá um tempo para apresentar suas ideias e argumentos. Os demais grupos poderão fazer perguntas e comentários sobre as apresentações.Etapa 5 - Conclusão
Faça uma síntese dos principais pontos discutidos durante o debate e destacar a importância da gestão dos recursos hídricos.Etapa 6 - Avaliação
Os alunos irão avaliar o desempenho dos colegas e do próprio grupo, utilizando o modelo de avaliação por rubrica criado na Etapa 3.Etapa 7 - Reflexão
Os alunos irão refletir sobre a metodologia utilizada na atividade e como ela contribuiu para a aprendizagem do tema.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de análise crítica dos alunos sobre a importância das principais bacias hidrográficas da América Latina.
- Estimular o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.
- Desenvolver a habilidade de pesquisa e seleção de informações relevantes sobre o tema.
Critérios de avaliação
- Participação no debate e apresentação de argumentos consistentes.
- Utilização de fontes confiáveis na pesquisa.
- Coerência entre as ideias apresentadas e o subtópico atribuído ao grupo.
Ações do professor
- Explicar a metodologia da atividade.
- Orientar os alunos na criação do modelo de avaliação por rubrica.
- Estimular a participação de todos os alunos no debate.
Ações do aluno
- Realizar pesquisas sobre o subtópico atribuído ao grupo.
- Criar um modelo de avaliação por rubrica para avaliar o desempenho dos colegas.
- Participar do debate e apresentar argumentos consistentes.