Aula sobre Bacias Hidrograficas Caracteristicas

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


As bacias hidrográficas são áreas de drenagem de água, ou seja, regiões em que a água da chuva escorre e se acumula em rios, lagos e mares. No Brasil, existem diversas bacias hidrográficas, como a do rio Amazonas, a do rio São Francisco e a do rio Paraná. A gestão dessas bacias é fundamental para garantir o abastecimento de água, a produção de energia e a preservação do meio ambiente. Nesta atividade, os alunos irão aprender sobre as características das bacias hidrográficas e a importância da gestão dos recursos hídricos na América Latina.

A atividade será desenvolvida em 5 etapas:


  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e contextualize a importância das bacias hidrográficas para a América Latina. Exiba um vídeo curto sobre o assunto.

  2. Etapa 2 - Estação 1 - Características das bacias hidrográficas

    Os alunos serão divididos em grupos e irão para a primeira estação. Nessa estação, os alunos irão realizar uma atividade prática em que deverão identificar as principais características das bacias hidrográficas, como nascente, foz, afluentes, entre outros. Os alunos irão produzir um esquema ou mapa conceitual sobre as características das bacias hidrográficas.

  3. Etapa 3 - Estação 2 - Gestão dos recursos hídricos na América Latina

    Na segunda estação, os alunos irão aprender sobre a gestão dos recursos hídricos na América Latina. Será apresentado um breve histórico sobre a gestão da água no continente e os principais desafios enfrentados. Os alunos irão produzir um texto coletivo sobre a importância da gestão dos recursos hídricos na América Latina.

  4. Etapa 4 - Estação 3 - Comercialização da água

    Na terceira estação, os alunos irão aprender sobre a comercialização da água. Será apresentado um vídeo sobre o tema e os alunos irão discutir em grupo as principais questões relacionadas à comercialização da água. Os alunos irão produzir um debate coletivo sobre a comercialização da água.

  5. Etapa 5 - Conclusão

    Na última etapa, reúna a turma para uma roda de conversa e retome os principais pontos abordados na aula. Os alunos irão compartilhar com a turma as atividades realizadas em cada estação.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar a importância dos principais recursos hídricos da América Latina e discutir os desafios relacionados à gestão e comercialização da água.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de trabalhar em grupo dos alunos.
  • Proporcionar uma atividade mais dinâmica e participativa.

Critérios de avaliação

  • Participação e envolvimento dos alunos nas atividades propostas.
  • Qualidade dos trabalhos produzidos pelos alunos em cada estação.
  • Capacidade dos alunos em analisar e discutir os desafios relacionados à gestão e comercialização da água.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizar a importância das bacias hidrográficas para a América Latina.
  • Orientar e acompanhar as atividades realizadas em cada estação.
  • Realizar uma roda de conversa para retomar os principais pontos abordados na atividade.

Ações do aluno

  • Identificar as principais características das bacias hidrográficas.
  • Produzir um texto coletivo sobre a importância da gestão dos recursos hídricos na América Latina.
  • Discutir em grupo as principais questões relacionadas à comercialização da água.